Bye, Bye, Brasil

No filme, é mostrado o país da década de 70, em plena época da Ditadura Militar, cuja intervenção força a sociedade a se adaptar aos tempos modernos, sendo que eles ainda estão engajados em sua própria cultura, tentando descobrir suas raízes.

Retrata – se a trajetória da Caravana Rolidéi pelo Brasil, desde sua glória até sua decadência, que servem como reflexo para todas as mudanças que ocorreram no país. Ao longo desse percurso, percebe – se os traços das três grandes matrizes que é citada no documentário “O povo brasileiro”. Misturam – se atualidades com fatos.

O Brasil transformava – se rapidamente e a Caravana tinha esperança de encontrar um lugar que não estivesse imersa na modernidade e ainda se entrevisse com uma trupe de atores perambulantes. E, um dia veio essa esperança nomeada de Altamira, que é dita como uma cidade maravilhosa, desenvolvida no rastro da estrada Transamazônica, e desperta a ambição e ganância do Lorde Cigano.

Com Altamira na cabeça e no coração, a Caravana adentrou o Brasil atrás da “terra prometida”, porém no percurso, presenciaram tragédias, promessas, crises, desagregação de culturas e famílias. Apesar da ganância, essa esperança servia como base para encontrar a essência da cultura brasileira, que ao longo do tempo, foi enterrada, massificada e escondida pela dominação, globalização e modernidade.

Assim como o documentário de Darcy Ribeiro, o filme é uma maneira de desbravar e explorar o Brasil que desconhecemos marcado por traços caboclos, negros e índios que ainda são ligados às raízes e tentam descobrir a verdadeira cultura brasileira, que nasceu dessa mistura de povos e línguas. E a cultura popular é uma forma de resistência ao surgimento da modernidade.

Principalmente, o filme mostra a fragmentação da modernidade e como ela atinge a sociedade, não só a brasileira, como todas. E o homem se desagrega em várias identidades culturais, tornando – se incompleto, sem essência cultural. Os que rejeitam a modernidade precisam marcar presença na história, porque só assim dará um molde cultural autenticamente brasileiro. Porém, o embate entre o moderno e o anacrônico, o urbano e o rural é um traço brasileiríssimo, indissociável do país.

Daniela Mota
Enviado por Daniela Mota em 14/05/2009
Reeditado em 14/05/2009
Código do texto: T1593607
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.