MATRIX - Um exemplo de tecnologia na tela dos cinemas

Matrix, filme americano - 1999 - um fenômeno segundo a crítica. A realidade virtual ou a irrealidade se confundem.

No filme Matrix, dirigido pelos irmãos Wachowski, traz a idéia apocalíptica de um mundo dominado por máquinas. Os humanos não têm um papel decisivo posto que são comandados por um programa de computador. No filme, isso não resolve o problema da humanidade. De verdade não resolve mesmo, uma vez que isso é prerrogativa do ser humano na sua faculdade de pensar e resolver os seus problemas.

Não vai, daí, uma crítica à tecnologia, mas é preciso que se saiba o que está por trás da tecnologia, quais os objetivos que a movem e fazem sua razão de existência.

O próprio filme Matrix foi criado por seres humanos que se preocupam com o que as máquinas podem fazer aos seres humanos e se existe o perigo de ficarmos em segundo plano. O perigo é a criatura superar o criador. Quanto ao filme, devemos assisti-lo sem levar muito a sério as suas propostas incompletas, posto que não apontam caminhos.

A força deve vir de dentro do homem e o homem deve saber como alcançar e conservar esta força e direcioná-la.

Não devemos ser antitecnologista como o são alguns filósofos cristãos, pois a tecnologia trás o desenvolvimento.

No filme, houve uma profusão de influências e temas. No roteiro e nas imagens do filme encontramos:

- O Messianismo que é a crença num Salvador seja ele: Cristo, Messias, Buda, Rei Arthur ou outros.

- Efeitos revolucionários, nova estética, super-heroística: óculos escuros, roupas de cor preta, de couro e sobretudos substituindo uniformes colantes coloridos e capas dos super-heróis.

- Mitologia grega e céltica do Admirável Mundo Novo de Aldous, Huxley.

- Até mesmo o romance de "Alice no País das Maravilhas" de Lews Carrol.

No filme há, ainda, um diálogo entre as tecnologias diferentes: o computador e o cinema. A ênfase se dá a características que emergem dessa interface: a intertextualidade.

Obras e gêneros da chamada cultura de massa (cinema) perpassando e incorporando inovações trazidas pela informática.

Há uma Íntima relação entre suas características que trouxeram a chave para a compreensão de seu fascínio perante o público e a crítica.