Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

"Revolutionary Road" / "Foi Apenas Um Sonho", USA, 2008, by Sam Mendes, baseado no livro de Richard Yates

Brilhantemente roteirizado por Justin Haythe, que soube pinçar momentos essenciais de um texto profundo (e prolífico), sujeito a vários níveis de interpretação na dependência do grau de ironia com que é lida (vista) a obra.

Cônscio do viés inescapável que é analisar qualquer versão de uma obra-prima transmutada em outra essência ou suporte: ou já lemos o livros (e iremos amar o filme de qualquer forma, ou odiá-lo desde a primeira vez em que pensou na ideia) ou não os lemos (e a tela grande pode nos encher com uma verdade que sempre será ainda maior quando voltarmos os olhos para o papel em busca das origens de um texto)

Guardadas as devidas proporções, este filme é tão bom quanto o livro, mas isto não basta, porque por mais geniais que Leo e Kate sejam, não serão para todos os verdadeiros Frank & April Wheeler, personagens que conhecemos tão bem que parece-nos justo poder julgar.

Tudo bem. Por isso mesmo são papéis que terão outra chance. Já nós, dificilmente veremos genuína entrega e paixão como a do casal de protagonistas, tanto na tela quanto atrás dela, onde sabemos que a amizade de Leo & Kate foi a mola propulsora da adaptação.

Ou seja, não acredite nos jornais, e vá ver.

Só senti falta da verve desbocada de Frank na reunião na casa dos amigos, os... bem, no livro ele tira um sarro enorme com a mania deles próprios, americanos, chamar-se a si mesmos de "Os": Os Simpsons, Os Flintstones, Os Jetsons...

Leia mais em

http://renatovwbach.multiply.com/journal/item/276/276
Renato van Wilpe Bach
Enviado por Renato van Wilpe Bach em 10/06/2009
Código do texto: T1641405

Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Comentários

Sobre o autor
Renato van Wilpe Bach
Ponta Grossa - Paraná - Brasil
94 textos (21170 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 16/05/21 06:32)
Renato van Wilpe Bach