O MENINO DO PIJAMA LISTRADO

("The Boy in the Striped Pajamas", Inglaterra/EUA, 2008)

Esse foi o melhor filme que assisti sobre o holocausto – até o momento. O filme, baseado no livro homônimo de John Boyne, se passa em 1940, em plena segunda guerra mundial, e gira em torno da família de um militar alemão que responde diretamente a Hitler que se muda para uma casa vizinha ao campo de concentração de Auschwitz.

A novidade é que a história é toda contada do ponto de vista das crianças, com diálogos curtos e emocionantes. Tudo é feito como se não fossem as câmeras que focam as cenas e sim os olhos inocentes dos dois meninos de 8 anos: Bruno e Schmuel, interpretados pelos atores mirins Asa Butterfield e Jack Scanlon. Conclusão: é impossível não se sentir participante da trama.

Bruno vive feliz entre brincadeiras com os amigos e o carinho de seus pais e irmã mais velha, Gretel. Mesmo morando em Berlim, a guerra parece muito distante. Tudo muda quando o pai é promovido e transferido para morar no interior, próximo a uma fazenda que divisa ao longe, pela janela de seu quarto – na verdade um campo de prisioneiros comandado pelo pai.

Como toda criança, ao ser proibido de explorar a região, ele não se conforma e, logo que possível, aventura-se pelo bosque naquela direção até encontrar uma cerca de arame farpado que impede seu caminho. Do outro lado está Schmuel, um garoto da sua idade que veste um pijama listrado e tem a cabeça raspada.

Como nenhum dos dois entende porque têm que estar separados, ele passa a perguntar à seus pais e irmã sobre aquele lugar e aquelas pessoas, mas as respostas não o satisfazem já que o menino judeu não se parece em nada com o monstro desenhado por todos. Então por que eles têm que ser inimigos?

O final do filme é surpreendente. Fiquei com a sensação de impotência e, pela primeira vez, me senti conivente com a situação. De repente me vi torcendo pelos meninos e até esqueci do horror de toda aquela situação.

Sem dúvida, um ótimo filme para nos fazer refletir sobre tantas coisas que acontecem ao nosso redor todos os dias e que passamos a aceitar como normais. Até que aconteçam na nossa casa.

Ficha Técnica:

Título Original: The Boy in the Stripped Pyjamas

Gênero: Drama

Tempo de Duração: 94 minutos

Ano de Lançamento (EUA / Inglaterra): 2008

Site Oficial: www.boyinthestripedpajamas.com

Estúdio: BBC Films / Miramax Films / Heyday Films

Distribuição: Miramax Films / Buena Vista International

Direção: Mark Herman

Roteiro: Mark Herman, baseado em livro de John Boyne

Produção: David Heyman

Música: James Horner

Fotografia: Benoît Delhomme

Desenho de Produção: Martin Childs

Direção de Arte: Mónica Esztán, Rod McLean, Razvan Radu e Szilvia Ritter

Figurino: Natalie Ward

Edição: Michael Ellis

Elenco

Asa Butterfield (Bruno)

Zac Mattoon O'Brien (Leon)

Domonkos Németh (Martin)

Henry Kingsmill (Karl)

Vera Farmiga (Mãe)

David Thewlis (Pai)

Cara Horgan (Maria)

Amber Beattie (Gretel)

László Áron (Lars)

Béla Fesztbaum (Schultz)

Attila Egyed (Heinz)

Rupert Friend (Tenente Kotler)

David Hayman (Pavel)

Jack Scanlon (Schmuel)

László Nádasi (Isaak)

Etelvina de Oliveira
Enviado por Etelvina de Oliveira em 26/06/2009
Reeditado em 26/06/2009
Código do texto: T1669250
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.