O LEITOR
Ainda bem que para escolher um filme não tomo como base as críticas dos “especialistas”. Normalmente, só depois que assisto é que vou comparar se as minhas impressões batem com as de alguém.
Raramente isso acontece.
Por exemplo, não concordei com a crítica feita por Sérgio Alpendre, no site da Yahoo, mas adorei uma frase que ele escreveu: “... um crítico é, antes de tudo, um amador”.
É isso que sou.
Mas, prefiro crer, no caso específico de filmes, que amar o cinema é mais do quê “entender” de técnicas ou acompanhar a vida de cineastas, roteiristas, elencos e etc. Amar cinema é se deixar envolver pela história e filtrar o melhor, até mesmo do pior. E não precisa ser crítico para isso.
Quando você for assistir á um filme, primeiro envolva-se com a historia. Seja o câmera, acompanhe a cena passo a passo, leia as entrelinhas. Se encante!
No caso do “O Leitor”, do cineasta Stephen Daldry, baseado no bestseller homônimo e autobiográfico, de Bernhard Schlink, sugiro que faça uma leitura minuciosa de cada fato que irá se desenrolar a sua frente. As cenas são belíssimas e mostram a Alemanha em dois tempos: 1995 e a partir de 1958.
O filme não fala diretamente sobre o holocausto, mas, por meio do casal principal da trama, nos dá subsídios para analisar como pessoas comuns se envolveram direta ou indiretamente nesse genocídio.
As primeiras cenas já revelam a personalidade do personagem principal, Michael Berg, interpretado por Ralph Fiennes. Estamos em Berlim, 1995, e Michael prepara o café da manhã para a mulher com quem passou a noite. Depois de um breve diálogo, ele nos conduz a um flashback de sua vida. A narrativa regride ao verão de 1958, em Neustadt, quando ele, aos quinze anos, conhece Hanna, encenada por de Kate Winslet.
Um destaque aqui para os maquiadores, que fazem o envelhecimento progressivo da atriz, ao longo da história. Perfeito!
Nesse ponto acompanhamos a transformação desse menino em um homem, com cenas picantes de amor misturadas com a interpretação de textos como a A Odisséia , de Homero, O Amante de Lady Chatterley, de Lawrence ou A Dama do Cachorrinho, de Tchékhov, feitas pelo jovem ator David Kross, no papel do Leitor.
Com idas e vindas na linha do tempo, entre 1958 e 1995, encontramos o protagonista, Michael Berg, envolvido com sua formação na faculdade de direito de Heidelverg. Em conseqüência disso acontece seu reencontro com Hanna, agora como ré por envolvimento no extermínio de judeus nos campos de concentração.
Segundo os críticos de cinema, é importante que se dê especial atenção aos seminários ministrados pelo professor Rohl (Bruno Ganz) que suscita o debate entre seus alunos sobre questões do tipo: o sentido de culpa germânica e a prevalência da lei sobre a moral na condução de uma sociedade.
Essa amadora que lhes escreve - apaixonada por um melodrama romântico -, acrescentaria mais uma: até que ponto a omissão de Michael Berg levou Hanna ao final que teve?
Essa indagação você é que terá que responder depois assistir "O Leitor".
Bom filme!
FICHA TÉCNICA
O LEITOR
THE READER
EUA/ Reino Unido/Alemanha /2008
Duração – 124 minutos
Direção – Stephen Daldry
Roteiro – David Hare com base no livro The Reader, de Benhard Shlink
Produção – Anthony Minghella, Sydney Pollack, Donna Gigliotti e Rechmond Morris
Fotografia – Chris Menge e Roger Deakins
Música – Nico Muhly
Edição – Claire Simpson
Elenco – Ralph Fiennes (Michael Berg), Jeanette Hahn (Brigitte), David Kross (Michael Berg, jovem), Kate Winslet (Hanna) Bruno Ganz (Professor Rohl), Susanne Lothar ( Carla Berg), Florian Bartholomai (Thomas Berg), Friederika Becht (Ângela Berg) Matthias Habich (Peter Berg), Hannah Heurzsprung (Julia), Lena Olin (Ilana), Alexandra Maria Lara (Ilana, mãe)