"O Código da Vince": O que a Propaganda Não Faz?!!!

É impressionante como um filme pode ser levantado, até as estrelas, por um bom sistema de marketing. De fato, atualmente a propaganda é mais importante do que o dito cujo. É importante ressaltar que a Imprensa também colabora para enriquecer o diretor e a equipe desse trabalho "cultural". Porém, o que mais me assustou foi que, nesse caso especifico, até a Igreja Católica, que poucas vezes manifestou suas opiniões acerca do trabalho cinematográfico, também deu a sua preciosíssima contribuição.

Convenhamos, caros leitores, o filme, sem muito rodeios, é fraquíssimo, isso pra não dizer ruim, o que talvez fosse um exagero da minha parte. A obra literária, que serviu de base para a produção do filme, admito que não li. Não tenho nada contra a literatura norte-americana, sei que tem muitos escritores de qualidade: Edgar Allan Poe, Oscar Wilde e etc. Mas acerca do trabalho que esta sendo exposto nos cinemas do mundo todo, não vou mentir, ficou muito a desejar. O filme, apesar de hollywoodiano, possuiu poucos momentos de tensão e de ação e, por conseguinte, a trama não conseguiu envolver o telespectador. E o pior de tudo: a obra deixou diversas lacunas ao longo da história.

Presumo, sinceramente, que Tom Hanks foi o único que tentou salvar o trabalho, pois de fato tem um talento singular na área da interpretação cênica. E com relação ao resto... hum... é lamentável, decepcionante. Arrependo-me de ter gasto 10,00 reais para adquirir o ingresso. Deveria ter sido mais prudente e lido o livro primeiro, pelo menos, dessa forma, não seria surpreendido.

Parabéns, marketeiros, vocês fizeram um bom e lucrativo trabalho. Eis o segredo: embrulhar o produto artístico com um papel de presente, mesmo que exista apenas o vazio no interior. Portanto, reitero, é impressionante.

Fábio Pacheco
Enviado por Fábio Pacheco em 19/06/2006
Reeditado em 26/06/2006
Código do texto: T178184