POLÍCIA, adjetivo

De Corneliu Porumboiu não vou falar. É diretor premiado, conhecido e eu não sou de jogar arroz. Vou falar do filme que tive a oportunidade de ver graças à 33ª Mostra de cinema em Sampa. O título você só entende quase ao final do filme, quando o Chefe de Polícia manda o detetive Cristi ler algumas definições em um dicionário.

O filme se passa na Romênia atual, um país a procura de uma identidade pós-comunista, sem dinheiro e ainda com um pé na lama. A polícia retratada, tanto quanto a repartição que frenquantamos junto com ela, é lerda, inoperante, corrupta e desaparelhada. Basta dizer que o computador da repartição é tão eficiente que o personagem principal escreve seus relatórios à mão. Os planos de câmera usados por Corneliu são lentos, parados até... e de um tempo quase infinito. Em duas horas de filme passam-se apenas 4 dias, cinco no máximo. Assiste-se quase em "real time", de modo que a pasmaceira advinda da incompetência e do despreparo, passa para o espectador. Você sente na pele que a máquina deles não funciona. A outrora temida polícia de Ceauşescu, a Securitate, hoje é um nada, inoperante e sem recursos. Neste clima incrívelmente bem exposto, o personagem principal, um detetive de nome Cristi, resolve pensar. Ao exercitar sua massa cinzenta questiona a utilidade de se prender um reles usuário de maconha, denunciado por um suposto amigo. Tendo ido ao exterior, Cristi entende que a Lei que o obriga a agir pode estar com seus dias contados. Ao expor suas idéias a um superior, no entanto, Cristi é confrontado, humilhado e colocado contra a parede: ou faz o flagrante ou sai da polícia... A cena final é impagável ao nos expor a estratégia do flagrante. Quase uma tragicomédia. Eu, particularmente, espero muitos prêmios para este filme, que além de contar bem uma história, expõe as mazelas e o dia a dia das ruinas romenas que emergiram do Estado Policial montado pelo regime ditatorial de Nicolae Ceauşescu, que perdurou quase 25 anos.

Ocirema Solrac
Enviado por Ocirema Solrac em 01/11/2009
Código do texto: T1898838
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.