DISTRITO 9

Pois muito que bem. Chegou a Ficção Científica do ano... não: da década! Filme inovador em diversos aspectos, inclusive por parecer reportagem. Às vezes filmado com câmeras digitais, outras como película, com grande tecnologia. Apesar de eu ter lido críticas de que este realismo (mexer muito a câmera combinado com cenas curtas) produz estética duvidosa e excludente, além de dor de cabeça. Mas não importa, trata-se do melhor conto sci-fi que eu já tive oportunidade de ler ou ver.

Aliens vêm à terra aparentemente sem possibilidade de retorno. Ficam pairando sobre Joanesburgo (África do Sul) até que são resgatados famintos e desnutridos para serem alojados em uma espécie de campo de refugiados. O campo rapidamente se transforma em algo parecido com uma favela, mostrando-nos uma estética parecida com aquela de Slumdog Millionaire. Os conflitos com a população local são inevitáveis e a transferência dos Aliens para um novo campo é decidida. O que vemos a seguir é a história desta tentativa de transferência, do homem que a chefiou e dos trogloditas que davam apoio. Por seu lado, os alienígenas tinham uma nave enterrada sob a favela e passaram 20 anos tentando coletar combustível para ela. Ao mesmo tempo uma gangue de nigerianos domina o tráfico na favela e cria os mais diversos problemas por conta disso.

Um dos méritos deste filme é a dificuldade de se imaginar o que vem em seguida, além do que, os alienígenas que parecem ser uma mistura de tudo-que-é-inseto-que-você-já-viu com uma lagosta, não são inverossímeis. No mais, é contar o filme, que certamente não é o nosso propósito. Mas posso garantir que, assim que possível, haverá uma cópia deste filme lá na prateleira de casa, com todos os extras de direito. Quem quiser saber mais pode acessar o site oficial da coisa ou ir direto para o cinema mais perto de sua casa. Talvez eu esteja por lá...

Ocirema Solrac
Enviado por Ocirema Solrac em 05/11/2009
Código do texto: T1906775
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.