A CORRENTE DO BEM

Apenas imagine. Vocë faz um favor que realmente ajuda alguém e diz a ela que em troca passe adiante para mais três pessoas, e que essas três devem passar para mais três, formando assim uma corrente de solidariedade. É isso que retrata o filme A Corrente do Bem. Um professor ginasial passa como trabalho para os alunos um desafio, o de fazer algo para alguém ou alguma coisa que mudasse o mundo.

A partir dessa proposta, o aluno Trevor, de 11 anos, tem a idéia de ajudar 3 pessoas, sendo elas: sua mãe, seu professor Simonet e um mendigo, viciado em drogas, que ele conhece por acaso ao retornar da escola, e essas passem para mais três, formando uma corrente.

O filme em seu primeiro momento nos mostra algo raro, a bondade de um garoto em colocar em sua própria casa uma pessoa desconhecida e lhe dar comida, suas economias para que compre roupas e um teto para dormir. É o que faz Trevor com o mendigo escolhido para ser a primeira pessoa a ser ajudada.

Os pais de Trevor eram alcoólatras e isso o deixava muito triste. Para agravar a situação, seu pai havia ido embora e deixava bem claro que não gostava do filho.

Ao escolher sua mãe, Trevor tem como objetivo tirá-la do alcoolismo e ao mesmo tempo tornar a sua vida melhor, pois já não suporta vê-la assim. Ele acha que arrumando um bom homem para sua mãe, ela sairia desse vício. Já que Trevor se identifica com Simonet, acha que ele é a pessoa certa para ela. Fazendo isso, Trevor teria seu trabalho concluído, pois estaria ajudando também ao seu professor a não mais viver só, já que este tinha um trauma vivido na infância. Simonet também era filho de um alcoólatra e, em uma das muitas vezes, que foi agredido pelo pai, seu corpo foi queimado, deixando-o com marcas no corpo e no coração, não lhe permitindo se deixar amar.

Para a tristeza do garoto, ele acha que não conseguiu ajudar a nenhum dos três, ficando muito decepcionado. Mas, o que ele não sabe é que sua idéia já estava longe, que se tornara uma grande corrente.

No decorrer do filme percebemos que Trevor conseguiu sim, colocar sua idéia em prática e com ela ajudou mais pessoas do que imaginava. Isso nos faz pensar em como ter uma idéia sincera pode causar tamanho impacto, fazendo um favor a você mesmo, o mundo pode ser mudado, basta querer.

Um repórter é ajudado através dessa corrente e resolve procurar saber onde ela surgiu e de quem foi a idéia.

Ao final do filme, o repórter chega até Trevor, que fica muito feliz em saber que sua corrente deu certo. Após a entrevista que o menino dá na televisão, ele realiza o que seria o seu último ato de solidariedade. Trevor tenta defender seu amigo, que era constantemente agredido por dois garotos. No decorrer da briga, Trevor é esfaqueado, vindo a falecer naquela noite no hospital de sua cidade.

Mesmo morto, Trevor deixa uma mensagem para nós, que vale tudo para se ajudar ao próximo. Naquela noite, uma grande manifestação é feita na porta de sua casa, comovendo e confortando sua mãe e seu professor, nos mostrando o tamanho dessa Corrente do Bem.

Magda Castellano
Enviado por Magda Castellano em 11/07/2006
Reeditado em 12/07/2006
Código do texto: T191895