Abordagens utilizadas no Filme "AO MESTRE COM CARINHO" -Protagonista : Ator Sidney Portier

Neste Filme, o professor, que na verdade não exercia esta profissão, e sim, era um engenheiro desempregado. Diante de tal circunstância, aceita o desafio de lecionar num colégio onde estudam adolescentes rejeitados em outras instituições, por serem tidos como rebeldes e discriminados nas sociedades em que viviam.

Inicialmente, este professor também é discriminado por sua postura, completamente diferente do modelo daquela escola.

Para trabalhar com estes alunos, utiliza todas as técnicas de abordagens comportamentais conhecidas e vividas por ele em suas experiências, em seu dia a dia. Entretanto teve que abandonar estas

técnicas, ser criativo, buscando reforços nas respostas em que os alunos lhe davam em sala de aula. Ao jogar os livros dentro da lixeira, diante da turma inteira, demonstrou isto, que as técnicas utilizadas naqueles livros já estavam ultrapassadas. Naquele instante

percebeu, claramente, que um novo modelo de Educação era o seu maior desafio.

Abordagem Comportamental - Metodologia Aplicada: Skinner

Segundo a Técnica de Comportamento definida por Skinner, é preciso reconhecer os Determinantes do Comportamento do indivíduo. Isto é, saber de que forma o comportamento é afetado pelas conseqüências de comportamentos similares.

Conhecendo os Determinantes do Comportamento, o homem estará

mais capacitado a assumir o controle do próprio destino. À transformar as punições (conseqüências) em experiências, que servirão de reforços para um novo modelo de Comportamento.

Observamos esta Técnica de Abordagem Comportamental defendida

por Skinner, sendo claramente utilizada pelo Professor, em episódios ocorridos em sala de aula, em momentos de lazer e na prática esportiva. Um desses momentos é o que nos mostra as cenas do

filme, quando o aluno provoca o Professor em uma aula de boxe, convidando-o para lutar com ele. Para deixar o Professor sem chances de não aceitar o DESAFIO, faz-lhe o convite na presença dos demais colegas de classe, e deixando cair aos pés o par de luvas. Diante de tal desafio, o Mestre prepara-se para a “luta”. Dos golpes das luvas do adversário, sabiamente, se desvia o Professor, mantendo-se sempre em guarda, o que dava aos assistentes da luta um sinal de vitória para o aluno desafiante. Entretanto, o Professor dá sua “resposta” aos alunos, desferindo apenas um golpe no aluno, que pára de lutar no mesmo instante, demonstrando sentir forte dor.

Após o treino de boxe é este mesmo aluno quem aborda o Professor:

- Quantos golpes Professor?

- Apenas um.

- E por que não me bateu de novo? Eu queria machucá-lo. (Revela sua intenção na luta).

Aproveitando o diálogo do Professor e seu aluno, pergunta-lhe o significado da palavra “t r a m p o”. Este lhe responde: - Trabalho, emprego. E para surpresa ainda maior deste aluno problemático da turma, o Professor pergunta-lhe se quer ensinar boxe no próximo trimestre.

O Professor condicionou a resposta do aluno como reforço de modelo de educação que estava passando para a turma, forçando-os a tomarem decisões, na descoberta de aptidões, e transformando-os para assumir o controle de suas qualidades positivas.

Um educador tem que ser criativo e ter flexibilidade de métodos e critérios, com vistas às diferenças individuais dos alunos.

EDUCAÇÃO é transmissão de cultura e sua reprodução é múltipla pela descoberta e a criatividade.

Este foi o papel deste Mestre do filme “Ao Mestre com Carinho”. Um modelo de educador, que observou as atitudes de cada aluno, individualmente, de que modo as conseqüências de outros comportamentos vividos por eles e a sociedade em que viviam, afetaram o modo de interagir em sala de aula.

Trabalhou para a transformação do comportamento de cada um de seus alunos em sala de aula, com aproveitamento de suas qualidades

positivas e a descoberta de suas vocações, dons e criatividades.

Demonstrou ser propiciador de comportamentos. Isto é, ajudou os alunos a fornecerem as respostas ao reforço e às punições.

Preocupou-se com a socialização dos alunos, e estes entenderam as técnicas utilizadas. Valorizou todas as coisas, que não passaram despercebidas pelos alunos: o seu traje, a sua postura, a sua linguagem e o seu modo respeitoso e solidário com todos.

Suas atitudes (técnicas) foram reforços e as “respostas” que ele tanto desejava para estes jovens alunos, vieram além de suas expectativas, a exemplo da manifestação de carinho e afeto por seus alunos, na despedida da turma.

Adotou como modelo uma atitude paternalista, em quase todos os momentos, quando percebeu que seria esta a que mais respostas positivas ele teria na transformação das atitudes comportamentais dos seus alunos.

“Ao Mestre Com Carinho”, uma lição, mostrou-nos um modelo de mestre, de técnica de ensino e de transformação de vidas para um mundo melhor.

Rio de Janeiro, 14 de agosto de 1996.

Irai Verdan

(Trabalho de Psicologia da Aprendizagem – Curso de Pós Graduação no ISEP, agradecimentos ao amigo de Grupo da classe: Marcos David (autorizado).

Iraí Verdan
Enviado por Iraí Verdan em 26/03/2010
Reeditado em 26/03/2010
Código do texto: T2161071