ESCRITORES DA LIBERDADE

ESCRITORES DA LIBERDADE: Direção: Richard Lagravenese. Produção: Richard Lagravenese. Roteiro: Richard Lagravenese, Erin Gruwell, Freedom Writers. Elenco: Hillary Swank; Patrick Dempsey; Scott Glenn, Imelda Stauton; April lee Hernandez; Kristin Herrera; Jacklyn Ngan; Sergio Montalvo; Jason Finn; Deance Wyatt. EUA; Alemanha, 2007. Duração: 123 min. Genero: Drama

Escritores da liberdade é um filme classificado como gênero de drama. O filme é baseado em fatos reais, estrelado pela atriz Hillary Swank, que vive a personagem Erin Gruwell, a historia se passa por volta do ano de 1992, onde a cidade de Los Angeles vive uma verdadeira guerra nos seus bairros mais pobres, causados por ganges que são movidos pelas tensões raciais.

Vivido por adolescentes de faixa etária entre 14 e 15 anos a professora Gruwell assumi a sala de aula, cansada e desiludida em relação à vida profissional, ela muda radicalmente de profissão dedicando-se a educação. A professora chega à escola com uma visão que os alunos e a escola atenderiam ao seu modelo educacional, tornando-se frustrante os primeiros encontros, as brigas, os desencontros e as insatisfações dos alunos que não se identificavam com aquele modelo, sendo ignorada a ponto de ficar sozinha na sala de aula.

Erin Gruwell ao comentar na aula sobre o personagem grego HOMERO foi interrompida com uma brincadeira que retratava o racismo contra negros, partiu daí a necessidade de realizar um trabalho de conscientização e não a violência através do relato do holocausto com livro “O Diário de Anny Frank”.

Diante da violência observada pela Srª. G, a mesma solicitou que os alunos passassem a relatar seus anseios, inspirações, medos e realidades vividas em um diário que os tornaram leitores e produtores de textos.

A Srª. G procurando intensificar a leitura entre seus alunos buscou ajuda na direção, sem muito sucesso ela percebeu que deveria encontrar alternativas para ajudar seus alunos a chegar a uma visão de mundo, sugerindo-os a realizar leituras de obras cruciais da humanidade com objetivo de fazê-los perceber as necessidades de tolerância mutua e convívio as diferenças.

A professora percebendo a mudança, convida os alunos a conhecer sobreviventes do holocausto, como forma de demonstrá-los que seu propósito ali era também ensinar para a vida, promovendo-os uma confraternização na qual brindaram a vitória dos alunos e sobreviventes.

Os adolescentes que eram pessoas até então agressivas e intoleráveis com o decorrer das experiências engajam-se em escritos, relatando suas experiências e tornando-se os verdadeiros escritores da liberdade.

O filme apresenta uma linguagem mista (gírias), a produção promove ênfase ao filme com músicas que retrata a realidade cotidiana das personagens (Hip-Hop). Constatamos que o filme apresenta uma característica vivida por parte dos nossos adolescentes que é a violência, o racismo e a intolerância diante de uma escola despreparada para lidar com tais problemáticas e alguns profissionais descompromissados com a formação intelectual de seu alunado.

Ao concluir o filme, certificamo-nos que o papel do professor é ser um perseverante, criativo, flexível diante das realidades vividas no cotidiano escolar, permitindo que a coragem, os desafios, o aprendizado e a inovação estejam sempre presentes em nossos atos como verdadeiros educadores, responsabilizando-nos por uma sociedade mais justa e igualitária.

Equipe de especialização

Valmira

Madileide

Gorete

Eugenia

Socorro Pinajé

C. Sarmento

PAULO CESAR
Enviado por PAULO CESAR em 09/04/2010
Reeditado em 08/05/2010
Código do texto: T2186573
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