A LISTA - 10 Filmes que me fizera chorar.

Sempre que comento que chorei com o final de tal filme, as pessoas sempre me olham com certo ar de riso, tipo, você chorando com um filme? Mas vamos entender melhor, primeiro sou meio seco para choro, rara às vezes choro, mesmo em sepultamentos de pessoas próximas, muitos me chamam de insensível. A questão, é que o fato de chorar vendo filmes, e não com fatos reais, não significa que sou ou não sensível, me considero uma pessoal normal, e acredito que choro vendo alguns filmes, talvez pelo fato deles tocarem minha alma, me fazendo viver o drama dos personagens. Então vamos a lista de filmes que me fizeram derramar lágrimas... Lembrando que nesta lista teremos filmes que assisti desde minha infância até os dias atuais, e que a ordem não significa a posição de valores que eu possa dar para cada filme, estão aleatórios, de acordo com que vou me lembrando.

1- Benji (19xx) – Filme do cachorrinho Benji, clássico das tardes, quem não se emocionou vendo os filmes deste cãozinho corajoso. Este foi o primeiro filme que me veio a mente, lembro que assisti um filme do Benji, e infelizmente, não lembro qual, mas a história fala sobre uma aventura em que o Benji te que salvar uma fêmea da mesma espécie dele, e depois lembro que chorei muito com o final, sei que não tem muita informação sobre este filme, afinal faz um tempinho que o vi na TV, mas a maioria dos filmes dele, sempre o emocional aflora no final.

2- O Entardecer De Uma Estrela (1996) – Nossa quase não me lembrei do nome, foi um filme que assisti numa madruga sem sono, acabei assistindo só para passar o tempo, e eu nem apreciava este tipo de filme, drama adulto, mas a história foi me pegando de um jeito, que mesmo já estando com muito sono, fiquei até o final, e que final, um belo filme, mostrando a vida de uma senhora, Aurora Greenway (Shirley MacLaine), e os conflitos com seus familiares de varias gerações, incluindo seu bisneto, tantos conflitos e brigas familiares, amorosos, e desentendimentos, que o final não poderia ser menos emocionante, dando um significado ao título em português, O Entardecer de uma Estrela, me fez chorar como eu nunca tinha chorado vendo um filme, mas até hoje não entende o motivo de tantas lágrimas, acho que pelo fato de associar a imagem de minha mãe, não sei, só sei que na manhã seguinte estava com olheiras bem aparentes.

3- Armageddon (1998) Sei o que vocês podem até estarem se perguntando, o que este filme estar fazendo nesta lista, bem é só vocês assistirem o filme e a resposta ficará bem clara. É um filme de ficção dirigido pelo diretor Michael Bay e produtor Jerry Bruckheimer, responsáveis por filmes eventos, ele sempre procurar por em seus filmes mesmo de ação pura, sequências dramáticas que deixa qualquer sem respirar. Em Armageddon, as sequências finais, mostrando os personagens tendo sobreviver a explosão do cometa para salvar toda a humanidade, e com a volta deles para casa, encontrando seus entes queridos, como um pai abraçando pela primeira vez seu filho, pois ele era separado da esposa e nunca tinha ficado com seu filho... nossa entre outras, completando com a trilha sonora... Machael Bay sabe como tocar nossos corações.

4- A Espera de um Milagre (1999) Baseado na obra de Stephen King. É o tipo de filme que vai preparando os espectadores para derramar muitas lágrimas. Tendo um ambiente nada emocional, conta a historia do chefe de guarda da prisão (Tom Hanks) com um de seus prisioneiros (Michael Clarke Duncan), em ótimas atuações, o prisioneiro em questão é acusado de matar duas garotinhas, e que durante o filme mostrar possuir um incrível poder de cura, o que nos leva a questionar se ele é realmente o assassino, um dos finais mais comoventes da história do cinema. Chorei e não nego, junto com os personagens, e com a revelação do final.

5- Meu Pé de Laranja Lima (1970) Filmes brasileiros não são o meu forte, eu até já postei uma resenha sobre este filme no “recantodasletras.com.br”, conta a história de um garoto pobre que encontra na figura de um português rico, um amigo com quem pode desabafar e viver momentos mágicos, como não posso falar o final... motivo pelo qual chorei calado enquanto minhas lágrimas caiam, fica a dica para quem quer ver um filme nacional emocionante. Baseado na obra de José Mauro de Vasconcelos de 1968, imperdível.

6- Central do Brasil (1998) e por falar em filmes brasileiros, não podia deixar de fora este que para muitos é um filme chato e cansativo, porém ele até hoje consegue me prender em frente a TV. Mostrando a história de um garoto de rua que é salvo por uma mulher (vivida por Fernanda Montenegro) de caráter duvidoso, eles atravessam o País em busca da família do garoto e durante esta viagem, eles vivem descobertas sobre os sentimentos de laços e sobre o ato de cativar, e claro com um final propositalmente feito para se fazer chorar.

7- O Orfanato (2007) Uma prova de que eu sou sensível até de mais, um marmanjo chorão. Este filme é de suspense com temática de terror, conta a historia de uma mãe a procura de seu filho que sumiu na sua nova morada, que na verdade foi onde ela viveu quando era criança, daí o nome do filme, durante o filme em sua dramática busca pelo filho ela tem a visão de fantasmas que viveram ali, um típico filme de terror com suspense, mas que me fez chorar, é, o final comovente e o fato de eu ser pai talvez seja o motivo de tanta sensibilidade.

8- Peixe Grande (2004) Falar deste filme é uma satisfação enorme, um dos melhores filmes do Tim Burton, mostra o relacionamento de um pai e seu filho sendo entrelaçados por historias grandiosas e pelo poder da imaginação de um homem em seus dias finais, mostrando ao seu filho que a fantasia e a realidade podem existirem no mesmo universo. Com um final de arrepiar e fazer chorar, mais uma vez, um filme que me tocou particularmente.

9- Império do Sol (1987) Um dos melhores filmes do Steven Spielberg,e também a estréia do garotinho Christian Bale, narra a história de menino de 11 anos durante a segunda guerra mundial na China, que foi separado da família, tendo que sobreviver numa espécie de campo de concentração, em condições subumana. Uma história sobre sobrevivência; luta e amor pela vida, um filme verdadeiramente emocionante, destaque para atuação de Bale, mostrando seu talento precoce. E claro, com um final romântico e feliz!

10- Antes de Partir (2007) É uma história de dois homens que não se conhecem, um rico (Jack Nicholson) e um trabalhador (Morgan Freeman) aposentado, devido sua doença, canse, acabam se encontrando no mesmo quarto de hospital, e acabam descobrindo que mesmo no final da vida, podem viver grandes aventuras e conquistar novas amizades. É verdade, o filme é magnífico, os atores estão perfeitos, bem entrosados. A história parece simples, e é, mas a direção de Rob Reiner (Conta Comigo, Meu querido Presidente) não deixa ficar na mesmice e nem no melodrama, com mão firme ele nos leva a uma comovente homenagem e despedida.

Um abraço a todos, e vejo vocês no blog Cine Magia.