O Americano Tranquilo (The Quiet American, 2002, Philip Noyce)

O Americano Tranqüilo -

Entrei no cinema para ver esse filme sem muita expectativa, pois fala sério ai, quantos filmes de guerra com relacionamentos conflitantes você já viu? Quantos são realmente bons? Então foi nesse espírito que eu entrei no cinema. Esperando ver mais um filme desses.

Para grande surpresa minha ao final da sessão sai do cinema com a impressão de ter visto algo novo. Atentados terroristas patrocinados pelos EUA? Alianças militares entre um vietnamita e a CIA? Um triângulo amoroso que se desenrola sem brigas? Nesse filme tudo é sutil. Tudo é mostrado de forma intencional mas preparando o expectador. Pois como visto o filme já começa em seu final e nunca duvidamos dele. O que acontece é que pela primeira vez eu vi um filme tão bem definido em seu pano de fundo tão bem entrosado com seu roteiro de frente. O Americano Tranqüilo ainda conta com boa atuação de Brandan Fraser e uma ótima de Michael Caine em uma boa sintonia que nos leva a acreditar que os dois realmente tem um respeito e uma amizade um pelo outro.

Com um desfecho não muito original mas muito bem filmado o Americano Tranqüilo se sobressai no meio de tantas coisas mal feitas hoje em dia em termos de filmes com abordagem de guerra. Ponto Positivo.

leandroDiniz
Enviado por leandroDiniz em 02/07/2005
Código do texto: T30376
Classificação de conteúdo: seguro