Guerra dos Mundos (War of the Worlds, 2005, Steven Spielberg)

Guerra dos Mundos (War of the Worlds, 2005, Steven Spielberg)

Ao contrário do que muitos podem pensar, e é explicitamente mostrado no trailer, esse filme não é sobre um ataque massivo dos alienígenas ao nosso mundo. Ele é um filme de um pai relapso que por causa do ataque tem de rever seus conceitos e tomar uma atitude em relação aos filhos. Esses que sempre eram ignorados.

Spielberg constrói com grande maestria o clima tenso do filme através de elementos já característicos de suas obras precedentes, o que aqui soa como uma preguiça de repensar seus métodos, mas só perceptível para aqueles que pensam sobre isso.

Aquele telespectador normal não vai se questionar sobre nada. Quando ver a cena em que, dentro de um quarto escuro, o olho do alienígena procura pelos protagonistas, não vai se lembrar de Jurassic Park. E assim com demais elementos misturados ao longo do filme. Destaque para duas cenas. A primeira em que Cruise foge do tripod pulverizando todos. A cena é tensa, angustiante. A câmera móvel e balançando é bem nervosa e deixa o espectador no clima. E a cena onde os protagonistas fogem dentro do único carro que funciona dentro de quilômetros. A câmera, mais uma vez, é excepcional. Em uma única tomada ela circula o carro, entra dentro dele, sai, dá um giro e é impressionante pela construção junto com o diálogo, numa das partes em que ele poderia alfinetar o atual governo americano. A menininha pergunta “São os terroristas?” Diante de uma ameaça que não sabem da onde veio.

Guerra dos Mundos ainda conta com a magnética narração de Morgan Freeman que usa tons bem parecidos ao original no qual Orson Welles aterrorizou a todos com sua narração.

Esse exemplar é mais um filme de ficção cientifica de Spielberg, qual IA e Minority Report, ele deixa a desejar nos minutos finais com sua lenga lenga spielberguiana. Mas apesar dessas falhas já esperadas o filme se sustenta fortemente ao longo das horas de exibição.

OBS. Destaque para a breve, mas ótima presença de Tim Robins. E para a cena na qual Spielberg se acovarda e deixa a desejar com o confronto dele com Cruise.

leandroDiniz
Enviado por leandroDiniz em 05/07/2005
Código do texto: T31431
Classificação de conteúdo: seguro