Se enlouquecer, não se apaixone.
Você sabe lidar com suas emoções e o estresse do dia a dia? Sabe dizer não? Impõe sua vontade ou deixa-se conduzir? Sente-se realizado com o quê faz? Perde tempo tentando mudar o imutável? Aceita o que não pode mudar? Já teve depressão, síndrome do pânico ou é ansioso? Conhece alguém que já tenha passado por isto? Enfim, está nascendo ou está morrendo? Superação, este é o tema do romance biográfico de Ned Vizzini que foi adaptado para o cinema em parceria com os roteiristas e diretores Ruan Fleck e Anna Boden.
Como estes problemas não escolhem idade, a história reúne, na mesma ala de um hospital psiquiátrico, jovens e adultos em tratamento de problemas diversos. O elenco, formado, entre outros, por Zacha Galifianakis (Bobby), Aasif Mandvi (Dr. Mahmoud), Jeremy Davies (Smitty), Emma Roberts (Noelle), Zoë Kravitz (Nia) e Keir Gilchrist no papel principal que retratam de forma leve e engraçada várias situações.
Já na primeira tomada de “Se enlouquecer, não se apaixone” uma voz em off vai conduzindo a trama ambientada no Brooklin. Aliás, o mesmo recurso usado no filme “Um Grande Garoto”. Até o dublador parece ser o mesmo, tanto que imaginei se tratar de um antes e depois.
Em cena, o adolescente Carig Gilner, interpretado por Keir Gilchrist, acorda de um pesadelo recorrente e decide se internar numa clínica psiquiátrica o que é aceito a contragosto pelo médico plantonista. Ali conhece Bobby que logo se torna seu mentor e protetor e a problemática Noelle que o faz esquecer um antigo amor não correspondido.
Enfim, o garoto aprende a entender melhor a vida, o amor e as pressões em torno de se tornar adulto. E, como foi dito em “Um grande garoto”, ele descobre que ninguém é uma ilha.
Bom filme!
Equipe técnica
Direção: Anna Boden e Ryan Fleck.
Roteiro: Ryan Fleck e Anna Boden, Ned Vizzini.
Produção: Kevin Misher, Ben Browning,
Produção-executiva: Jeremy Kipp Walker, Michael Maher, Peter Rawlinson, Patrick Baker.
Música: Andrea Von Foerster.
Fotografia: Andrij Parekh.
Desenho de Produção: Beth Mickle.
Edição: Anna Boden.