A.I INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

RESENHA CRÍTICA

A.I - INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Aline Nery dos Santos1

1- REFERÊNCIA:

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL. Direção: Steven Spielberg. Produção: Bonnie Curtis. Elenco: Haley Joel Osment, Jude Law, Frances O'Connor, Jake Thomas, Sam Robards, Willian Hurt. Música: John Williams. [s1]: Dream Works/ Warner Bros. EUA,2001.( VHS-DVD) 145 min. Ficção Científica.

2- CREDENCIAIS DO DIRETOR:

Steven Spielberg renomado diretor de cinema, seu nome está sempre ligado a grandes sucessos de bilheteria. Seus trabalhos começaram a ganhar destaque em 1970 e desde então continua nas paradas cinematográficas com filmes como: Tubarão, E.T, Contatos imediatos do 3º grau, Parque dos dinossauros, entre outros. Porém nem todos filmes brilharam nas telas, em seu currículo constam alguns filmes mal - sucedidos, mas que não afetaram sua imagem continuando a ser conhecido como uns dos maiores diretores de Hollywood.

3- RESUMO:

O filme A .I, retrata um momento em que o planeta Terra passa, depois de algumas calamidades naturais, os robôs são utilizados para desempenhar várias funções na sociedade, contudo eles ainda não são completos pois não possuem sentimentos. Um Cientista resolve construir um robô criança capaz de amar e ser um filho perfeito, assim David é criado. Um casal que está passando por um momento difícil com a doença terminal de seu único filho o adotam, causando um estranhamento inicial por parte da mulher ( Mônica) mas que é superado do decorrer do filme. Como que por milagre o seu filho legítimo se recupera e ao encontrar David ele exige seu espaço provocando alguns acidentes que levaram aos pais decidirem por devolver David. Mônica temendo a destruição do robô o abandona numa floresta e a partir daí começa a peregrinação de David em busca de sua mãe que ele amava de verdade. Lembra-se da história de Pinóquio e decide procurar a "fada azul" para que ela o transforme em um menino de verdade para que sua mãe o ame. Esse robozinho acostumado com a tranquilidade do lar e com a proteção dos pais de repente se vê sozinho em um mundo onde as máquinas são odiadas pelos seres humanos, em sua busca pela fada azul ele encontra o seu criador e junto com eles milhares de robôs como ele, inconformado ele foge e acaba afundando numa máquina e no fundo do mar encontra a replica da fada azul e ali ele permanece por vários anos. Quando ele é achado por um grupo de andróides que povoam a Terra ele tem novamente a oportunidade de reencontrar a sua mãe por apenas um dia graças ao ursinho Teddy que guardou um punhado do cabelo de Mônica, ele aceita e revive com ela os seus melhores momentos até adormecerem juntos para sempre.

4- CONCLUSÃO:

Este filme relata o avanço científico - tecnológico e a substituição do trabalho humano por robôs cada vez mais perfeitos que além de desempenharem as atividades diárias também são capazes de Ter sentimentos, revelando o desejo do homem de ser um criador, capaz de criar um ser a sua imagem não só fisicamente mas também dotado de habilidades que são inatas ao ser humano.

A Valentinna
Enviado por A Valentinna em 24/01/2007
Código do texto: T356900
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.