MEMÓRIAS DE UMA GUEIXA

MEMÓRIAS DE UMA GUEIXA, produzido por Steven Spielberg e dirigido Rob Marshall, EUA, 2005

FLAVIO MPINTO

Este filme demarca muito bem a segunda metamorfose do Japão- a primeira foi o desarmamento e eliminação dos samurais e início da modernização, ou ocidentalização japonesa pelo governo Meiji , e esta , pouco antes e depois da Segunda Grande Guerra, mostra o empobrecimento que reinava e a crescente industrialização.

Um belo filme.

Pelo menos para mim, encerra o ciclo de personagens símbolos do Japão , somando-se a Kagemusha, Ran, Os sete samurais, O último samurai, Samurai do entardecer. Faltava a Gueixa, figura ímpar na sociedade japonesa e de intensa participação. Embora tenham sido contratadas artistas chinesas para os principais papéis, a trama não perde, a não ser esse aspecto interessante, pois japoneses e chineses, bem, deixa pra lá. Foi uma falta de cuidado que merece perdão ante a grandiosa apresentação do mundo das gueixas. Mas foi quase o mesmo que fazer um filme sobre samba e escalar argentinos para os principais papéis.! Ora!

Contudo, o filme é de uma rara beleza fotográfica e musical e mostra efetivamente a formação de uma gueixa.

Uma estória de conto de fadas a moda oriental primorosamente filmada. Nos conduz a um fascinante e exótico cenário com todos os mistérios que tem direito.

Particularmente no Brasil, a imagem da Gueixa é de uma prostituta. Assim como os americanos criaram os motéis para uma finalidade, os brasileiros o reinventaram... Poucos tem a idéia do que ela representa na vida do oriental japonês, mais especificamente.

O filme apresenta a história de Chyio, uma menina pobre vendida por seu pai, em meio de extrema necessidade, a uma casa de gueixas em Kyioto. Por sua beleza- uma japonesa de olhos azuis, logo é exposta a intrigas e é acossada pela gueixa titular da casa- a invejosa Hatsumomo. Ainda pequena, teve um breve encontro com um presidente de uma companhia fornecedora de eletricidade-Ken Watanabe- o Katsumoto de O último samurai, e o elege como seu príncipe e seu objetivo a atingir. Sempre acompanhada de Abóbora, Chyio cresce e protegida por Mameha, rival de Hatsumomo, faz seu debut na sociedade dos homens como Sayuri.

Mameha trama para que Chyio herde a casa de gueixas e impeça Hatsumomo de estender seus tentáculos.

Por sua beleza e sagacidade, Chyio atinge todos seus objetivos e torna-se a gueixa mais disputada da região.

Vale a pena conhecer o mundo e submundo dessas que foram personagens importantes e destacadas na formação e sustentáculo da sociedade japonesa, assim como os samurais.