A PROCURA DA FELICIDADE

A PROCURA DA FELICIDADE, de Gabriele Muccino, EUA,2006

FLAVIO MPINTO

Outro dia conversava com um amigo e ele me falava sobre o desemprego atualmente. Contava-me que, hoje, em pouco mais de seis meses, uma família pode ser esfacelada por esse flagelo quando perde seu principal sustentáculo financeiro.

Nesse ambiente, na bela São Francisco-EUA, Will Smith interpreta um drama baseado numa história real: Gardner, um jovem casado, e com um filho pequeno(5 anos), sobrevive da venda de pequenos scanners portáteis, que são densímetros ósseos. Precisa vender uma determinada quantidade para garantir o sustento da família e pagar o aluguel e, para tal, investe todo seu dinheiro na compra desses aparelhos. Sua esperança aos poucos vai se esvaindo a medida que não consegue vender o suficiente e seus problemas continuam e se agravam.E vê sua família desmanchar-se.

Um drama social inteiramente atual nesta quadra histórica que estamos passando:um jovem bem sucedido nos bancos escolares que não consegue o mesmo sucesso no desembocar da sua vida.

Apesar de ser reconhecidamente um batalhador e competente, Gardner sempre estava no lugar errado na hora errada e perdia oportunidades, até decidir, com mais tenacidade, procurar sua felicidade.

Naquela hora, sua mulher o havia abandonado, o filho passava por dificuldades, estava para ser despejado do segundo imóvel, fora preso por não conseguir pagar multas de trânsito e por isso esteve por um fio de perder a chance de se inscrever num estágio numa corretora de valores.

Teve de se desfazer do carro, sair do segundo imóvel e com o filho foi morar, melhor, batalhar diariamente por um lugar para dormir em albergues públicos.

Ao ser selecionado para o estágio, obtém destaque pela sua tenacidade e , posteriormente, a ser contratado definitivamente como corretor. Acha sua felicidade, que sempre via estampada no rosto dos funcionários da corretora, ao vencer e montar sua própria corretora, fruto do seu sucesso/ talento/trabalho.

Mais uma estória real contada que, inicialmente, se apresenta como a trajetória de mais um derrotado pela concorrência e exigências do mercado de trabalho.

Uma bela lição de força de vontade, tenacidade áqueles que desistem nas tentativas de busca da felicidade ou sucesso ao lhe serem colocados obstáculos na frente.

Enfim, um bom , honesto e correto filme, didático e instrutivo demais a quem busca subir na vida e vencer quando as portas são sistematicamente fechadas.

Lembra a história de Cafu, hoje jogando na 1ª divisão de futebol da Itália: reprovado sistematicamente em incontáveis "peneiras" de times de futebol, não desistiu e com seu talento hoje é reconhecido mundialmente, não só como futebolista mas também como cidadão.

"Busque a sua felicidade onde ela estiver, não desista, pois só você sabe o que é bom e o melhor para você."