Minha mãe é uma peça  consiste numa comédia de costumes, pois é uma história de uma família como qualquer outra, e podia se passar em Tóquio, em Nova York, Paris  ou Rio de Janeiro, mas o seu eixo central se dá na cidade de Niterói ou mais conhecida como Nikiti.

O elenco dessa deliciosa comédia na qual muitos entes familiares se identificam é formada por: Paulo Gustavo (Dona Hermínia), Herson Capri (Carlos Alberto), Mariana Xavier (Marcelina),Rodrigo Pandolfo (Juliano), Ingrid Guimarães (Soraia),Suely Franco (Tia Zélia), Mônica Martelli (Mônica), Alexandra Ritchier (Iesa), Samantha Schumtz (Valdéia), Marcus Majella(Wesley), Georgiana Góes (Eunice).


Sinopse:
“D. Hermínia a mãe, é uma zelosa senhora preocupada unicamente com a educação dos  seus filhos” separada do marido tenta educar os filhos a sua maneira. Carlos Alberto é o ex-marido ,do tipo garotão , se relaciona com Soraia ,uma mulher jovem ,estilo periguete. Os filhos desse casal separado são  o comportado e afetuoso Juliano,  a comilona e respondona Marcelina, e o cdf  Garib .

O enredo inicia com D. Hermínia correndo atrás de Marcelina  a fim de que ela tome banho:
-  Marcelina eu já mandei você entrar nessa merda desse chuveirooo.; Fato que já garante as primeiras gargalhadas. E a menina responde com a mão nas cadeiras:
- Eu vou se eu quiser.
A mãe atira o chinelo e chama a filha de  imunda. Em seguida aparece Garib, que não mora com a mãe, porque é casado e reside em outro lugar.Entra em cena também o ex-marido, que saiu de casa para juntar-se a uma  “jovem sereia”.

Carlos Alberto passa na casa da ex-mulher para buscar Juliano e Marcelina para um passeio de carro com a adorável madrasta. D. Hermínia vê que o remédio de Juliano para asma foi esquecido em cima da mesa da cozinha. A partir dessa cena  a trama começa a ganhar corpo.

Hermínia liga para o celular  do rapaz ordenando a ele que volte para casa.
A mulher do pai implica com a ligação da ex-mulher de Carlos Alberto . Juliano, o filho, atende  diz que está bem e que tem uma bombinha no carro do pai., despede-se, porém não finaliza a ligação  enquanto Hermínia está do outro lado da linha escutando as críticas negativas que os filhos fazem sobre ela.

Arrasada Hermínia resolve ir para a casa da Tia Zélia passar uns dias deixando os filhos sozinhos em casa. Juliano e Marcelina passam o pão, sem os cuidados da esquisita e esquentada D. Hermínia. Não deixe de ver minha mãe é uma peça, pois o humor é garantido.

Pontos negativos: a voz de taquara rachada e a aparência caricata e desleixada da personagem principal; O final melodramático / pastelão do fim da película.

Pontos positivos: a identificação da maioria das donas de casa com D. Hermínia -  a personagem principal; as diversas situações cômicas e surreais do filme, principalmente entre D. Hermínia e Marcelina. O início da narração  sarcástica combinada com as primeiras cenas, narração e imagens antônimas entre si - preparam o espectador para próximas cenas de muito riso. Devido a rapidez das falas parece que estamos assistindo uma peça de teatro.

Algumas falas para gargalhar:
De D. Hermínia:
(Para Juliano) Vai tirar aquele teu tênis da sala que está faz uma semana criando teia...
Seu pai não chegou na hora em nada na vida, até pra casar eu cheguei primeiro que ele na igreja.
 
(Para Marcelina) Você não tem vergonha não minha filha? imensa de gorda querendo mais presunto ainda ?

...Você devia estar preocupada com as suas calcinhas, IMUNDA, fica uma semana pendurada naquele Box, molha-seca, molha-seca, não sei como ainda não deu bicheira nessa sua xereca,aí.

(Marcelina)
Ih de manhã cedo mamãe já ta falando , mamãe é chataaa.

(Juliano)
(Para Marcelina)
Baleia não pode ver água que já se empolga.

Cenas que se destacam:
D. Hermínia falando com Garib ao telefone; A cena em que Marcelina diz que o irmão é gay;Os questionamentos de D. Hermínia ao “amigo” do delicado filho Juliano; A ida de D. Hermínia a boate para buscar Marcelina;O diálogo da doméstica que trabalha para D. Hermínia com a nova mulher do ex-marido da “patroa”; A recepção feita por D. Hermínia a esposa de Garib.

Número de estrelas: quatro.
Duração: 95 minutos.
Classificação: não recomendado para menores de 12 anos.

Diretor: André Pellenz
Produção: Iafra Britz
Co-produção: Globo Filmes, telecine Productions
Distribuidor: Rio Filmes/ Downtown Filmes.
 
Renata Emily
Enviado por Renata Emily em 04/09/2013
Reeditado em 04/09/2013
Código do texto: T4466952
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.