A PROMESSA DA ROSA

A promessa da rosa



“Sou em quem protege as pessoas. E também sou uma Sailor que nasce do amor. Sou eterna.”

(Sailor Moon, episódio 1 do Ciclo Starlights do seriado de animação “Bishoujo Senshi Sailor Moon” (A linda guerreira Sailor Moon)



Primeiro desenho de longa-metragem da franquia de Sailor Moon, “A promessa da rosa” se beneficia de uma história dinâmica, um visual lindo e uma carga significativamente elevada de sentimentos que se tornam mais importantes que os confrontos. Há uma verdadeira exaltação de valores neste grande filme: amizade, lealdade, amor, coragem, senso de dever, desprendimento da própria vida em prol dos outros. É, aliás, um dos episódios mais completos em definição dos parâmetros da protagonista e de seu círculo.
O mais interessante talvez esteja nos “flash-backs” que mostram o passado das “sailors”: Marte (Rei Hino), Mercúrio (Ami Mizuno), Júpiter (Makoto Kino) e Vênus (Aino Minako). Por eles se vê como cada uma delas sofria o “bullyng” na escola: Ami por ser CDF, Makoto por ser brigona, Rei por ser considerada mística e esquisita e Minako, por já atuar secretamente como Sailor Vênus e nunca ter tempo para as colegas. E em seguida, as vinhetas de reminiscência (todas referentes a episódios televisivos) mostram como Tsukino Usagi (Sailor Moon) deu amizade a todas elas e assim formou um grupo coeso, todas unidas em torno da Princesa da Lua.
A pequena Chibiusa também é porta-voz dessa espécie de veneração que as demais “sailors” revelam por Usagi. Conversando com os gatos da Lua, enquanto aguarda o regresso das guerreiras da missão no asteróide, a Pequena Dama mostra-se confiante em que toda a equipe voltará sã e salva: “Sailor Moon é como a mãe de todas, ela certamente protegerá a todas”. O aspecto maternal e messiânico de Usagi perpassa o filme e se manifesta apoteoticamente na grandiosa sequência em que Sailor Moon libera o poder do cristal de prata para dirigir o meteoro e impedir a queda desastrosa na Terra e a morte de todos.
O título se refere à rosa vermelha que um menino entrega a outro, ao se despedirem, e o outro promete retornar um dia trazendo muitas flores em retribuição. Só que, como no filme "ET", é uma amizade com alienígena. E este, que estava de passagem na Terra, é que promete voltar no futuro... o que só ocorrerá muito tempo depois.
O difícil confronto com Fiore, o extraterrestre com aspecto de elfo e origem misteriosa, possuído pelo poder da maligna flor Kisenian, envolve o passado de Mamoru e Usagi e reserva uma surpresa perto do desfecho. Pois Fiore entende que a amizade de Mamoru, selada pela rosa do passado, não pode ser substituída por uma garota, no caso Usagi Tsukino, a Sailor Moon. Usagi (conhecida no Brasil e outros paises como Serena) é a super-heroína que prefere usar o poder do amor ao poder de combate, e isso gera, em “A promessa da rosa”, cenas de grande beleza e verdadeiramente antológicas, como quando ela segura a mão de Fiore e pergunta: “Do que você tem medo?” A extrema bondade de Sailor Moon é o catalisador que une as marinheiras-guerreiras. “Ela nos deu algo incomparável”, diz a Mercúrio. E a Marte acrescenta: “Se não tivéssemos conhecido Sailor Moon, hoje todas estaríamos sozinhas”.
É curioso que o pivô de toda a briga deste episódio, Chiba Mamoru (o namorado de Sailor Moon) tenha uma atuação bastante discreta, quase não falando, embora a certa altura salve a situação. Fiore é o vilão “não de todo” porque na verdade trata-se de um caráter fraco que caiu sob a influência da Kisenian, como explicam os gatos Luna e Artemis. Fiore chega a parecer tapado na sua obstinação em achar que Sailor Moon está enganando Mamoru, ilusão que o joga contra a Princesa da Lua e favorece os planos da flor-vampiro. Revela-se ainda que Usagi e Mamoru se haviam conhecido quando ainda eram crianças, fato esse não mostrado na série de tv.
“A promessa da rosa” é um dos mais altos pontos da franquia Sailor Moon, pelo aspecto sublime que atinge a Princesa da Lua Branca e o relacionamento entre ela e o seu grupo. E é comovente a cena final em que Sailor Moon, exausta pelo esforço despendido, apenas balbucia: “Eu disse que salvaria a todos”.
Afinal, esta era a verdadeira "promessa da rosa": a rosa, a flor, era Sailor Moon...


As Sailors Mercúrio, Marte, Júpiter e Vênus unem seus poderes para ajudar Sailor Moon.

A PROMESSA DA ROSA, ou “Sailor Moon R Movie” — Japão, Estúdio Toei, 1993. Titulo original: “Gekijô-Ba Bishôjo Senshi Sailor Moon R”.
O subtítulo significa: o episódio longo de cinema (movie) relacionado com a fase R (Retorno de Sailor Moon) do seriado de televisão, “Bishoujo senshi Sailor Moon” (A linda guerreira Sailor Moon).
Produção executiva: Tsutomu Tomari. Roteiro: Sukehiro Tomita. Música de Takanuki Arisawa. Direção de Kunihiko Ikuhara. Direção de animação: Kazuko Tadano. Criação original em mangá e supervisão de Naoko Takeushi.



abaixo uma cena antológica deste filme: quando Sailor Moon invoca o poder do cristal de prata para salvar a todos.




Comentários: Regina Madeira, Maria Marlene, Isabelle Mara, Jurubiara Zeloso Amado, Cristina Gaspar, Joyce Lima, Ana Campos, Reijane Brasileiro, Heloísa Mamede, Suely Andrade, Nachtigall, Marisa Costa, Elizabeth Carvalho, Meri Viero, Norma Aparecida Silveira Moraes, Miguel Carqueija, Ivan o Terrível, Mary Fioratti, Ilustre Desconhecido, Maria de Fátima Delfina de Moraes, Miguel Carqueija, Irlene Chagas