RESENHA DO FILME: O EVANGELHO SEGUNDO JOÃO

Valtivio Vieira

Formação do Autor: Curso Superior em Gestão Pública, pela FATEC – Curitiba – PR; Licenciado em Filosofia, pelo Centro Universitário Claretiano – Curitiba – PR, Licenciado em Ciências Sociais, pela UCB – Universidade Castelo Branco – Rio de Janeiro – RJ, Bacharel em Teologia, Pós-Graduado em Ciências Humanas e suas Tecnologias; Contabilidade Pública e Responsabilidade Fiscal; Formação de Docentes e Orientadores Acadêmicos em Educação à Distância; Metodologia do Ensino Religioso e Pós-Graduando em Psicopedagogia Clínica e Institucional ambos pelo Centro Universitário Uninter – Curitiba – PR.

Curitiba - PR

2013

Introdução

O Evangelho de João apresenta Jesus como o Filho de Deus, vindo do céu. O Evangelho de João é um acervo de testemunhos que provam que Jesus Cristo era realmente o Filho de Deus vivo. O propósito de João neste evangelho é apresentar Cristo a todos os cristãos como Verbo encarnado de Deus.

Os sinais de Jesus eram atos de benção, conferindo saúde, ou dando alimento; eram parábolas de salvação, ilustrando preciosas verdades; eram revelações da vontade de Deus, pois quando Jesus curava um doente fazia esse beneficio pela vontade do Pai.

João registra alguns milagres de Jesus, que são expressos pela água transformada em vinho, o milagre de Canaã, a cura do filho do centurião romano, a cura do paralitico de Betesda, ao cego de nascença, a ressurreição de Lázaro e a segunda pesca milagrosa.

O EVANGELHO SEGUNDO JOÃO

O Filme começa destacando que o Evangelho segundo João, foi escrito duas gerações depois da crucificação de Jesus Cristo. Na época o Império Romano controlava Jerusalém. Jesus era judeu e a igreja estava nascendo.

Desde o principio o verbo era Deus. Todas as coisas foram criadas por Ele, Ele é a luz dos homens. João veio para dar testemunho da luz, ele não era a luz.

Então um Sacerdote e um levita perguntaram a João: “Você é o Messias, ou Elias?”, João responde: “ Eu não sou o messias, e nem Elias. João continua falando:” Eu sou a voz de alguém que grita no deserto, preparai os caminhos do Senhor”.

No dia seguinte João viu que Jesus se aproximava. João disse a Jesus e a multidão que estava recebendo o batismo, “Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”.André, irmão de Simão Pedro, encontra Jesus e pergunta a ele: onde moras?Jesus respondeu: vinde e vede!. André conta para seu irmão sobre Jesus, e ele vai até Jesus. E ao ver Jesus, ele lhe diz: Você é Simão, filho de João, mas vai ser chamar Cefas, que significa pedra.

No dia seguinte Jesus decidiu partir para a Galiléia e encontrou Filipe, e Jesus lhe disse: Vem comigo. Filipe era de Betsaida, a cidade onde André e Pedro moravam. Filipe encontrou Natanael e lhe disse: “ Encontramos aquele sobre quem Moises escreveu no livro da lei, e sobre quem os profetas também escreveram. Ele é Jesus, filho de José, de Nazaré. Natanael disse: “ Algo bom pode vir de Nazaré?.”Vem e Vê! Disse Filipe.

Quando Jesus viu Natanael se aproximando, Ele disse: “ Ali está um verdadeiro israelita. Não há nada de falso nele”.

Natanael disse a Jesus: “Como me conheceis?” Jesus responde: “ Eu te vi quando estavas sob a figueira, antes que Filipe te chamasse.

Dois dias depois, houve um casamento na cidade de Canaã, na Galiléia. A mãe de Jesus estava lá e Jesus e seus discípulos também haviam sido convidados. Quando acabou o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: “ Eles não tem mais vinho”. Jesus lhe respondeu: “Senhora, o que tendes Vós com isso?. Minha hora ainda não chegou.” E Maria disse a um servo, fazei tudo o que ele mandar.

Os Judeus tem regras para suas atribuições rituais, e, para esse fim, havia ali seis vasos de pedra cada um capaz de conter de 90 a 120 litros. Jesus disse: “Enchei esses vasos com água”. Eles encheram os vasos até a boca de água. E Jesus disse: “Agora, tirai um pouco d’água e levai-a ao homem que preparou a festa. Eles levaram a água que havia se transformado em vinho. Ele a provou.

Jesus realizou esse primeiro milagre em Canaã, na Galiléia. Ali, Ele revelou sua glória e seus discípulos nele creram.

Estava quase na época da Páscoa. Então, Jesus foi a Jerusalém.

No Templo, Ele encontrou pessoas vendendo gado, ovelhas e pombos, e também cambistas com sua mesinhas.

Jesus diz aos Sumos Sacerdotes: “Não façais da casa do meu Pai um mercado!”. Um sumo sacerdote lhe responde: “Que milagre podes fazer para provar que tens o direito de agir assim?”.

Jesus diz: “Derrubai este templo, e em três dias eu o reconstruirei!”. O Sumo Sacerdote lhe diz: “Reconstruirás o templo em três dias? A construção deste templo levou 46 anos”. Mas o templo de que Jesus falava era o seu corpo.

Havia um chefe judeu chamado Nicodemos, que era um dos fariseus. Uma noite, ele procurou Jesus. E disse a Jesus: “Rabi, sabemos que Vós sois mestre enviado por Deus. Ninguém poderia fazer os milagres que fazeis sem ter Deus consigo”.Jesus lhe responde: “ Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo”.

Os fariseus ficaram sabendo que Jesus, batizava muitas pessoas e que na verdade era seus discípulos que batizavam, e com isto, Jesus saiu da Judéia e voltou para a Galiléia.

No caminho Jesus tinha que atravessar a Samaria, então chegou à cidade de Sicar, ali ficava a fonte de Jacó, e Jesus sentou junto à fonte, era quase meio dia.

Então chegou uma samaritana, buscar água e Jesus lhe pede água, ele lhe respondeu: “Eu sou uma samaritana e você é um judeu, como tu ousas me pedir. Judeus e samaritanos não usavam os mesmos vasos ou potes.

A cura do paralítico de Betesda. A cura se dá num lugar onde se esperavam curas. Betesda com certeza era um santuário de curas, consistindo de uma lagoa, em que uma agitação intermitente, como se fora uma fonte, teria propriedades terapêuticas, segundo o povo. Jesus observava o cenário, composto de grande número de doentes e de aleijados reunidos em busca da cura. A atenção do Senhor volta-se para um homem invalido que tinha trinta e oito anos.

A ironia dessa cura é que Jesus passa por cima do santuário milagroso tão bem descrito, e cura o doente, com uma simples palavra: “Levanta-te! Toma a tua esteira e anda”. O doente é curado de imediato e faz exatamente o que Jesus lhe ordena.

A ressurreição de Lázaro é o sétimo milagre registrado por João. O Milagre da ressurreição de Lázaro foi notável, por ser a ressurreição de um defunto de quatro dias.

Jesus fica comovido na presença da morte; Jesus simpatizando e chorando com os que choram. Jesus pede que tirem a pedra. Jesus orando e dando graças, na certeza que o Pai o ouvia, Jesus manda o defunto sair do sepulcro e Lázaro sai do sepulcro.

A segunda pesca maravilhosa, seguindo a sugestão de Pedro, seis discípulos, inclusive Tomé, Natanael, passam a noite toda pescando no mar de Tiberádes sem apanhar coisa alguma. De madrugada, Jesus aparece na praia e dirige-se afetuosamente aos discípulos: “Filhos, tendes ai alguma coisa para comer?”.Quando respondem que não, Ele manda lançar a rede à direita do barco.

O Filme também relata o lava-pés, onde Cristo se mostra humilde, em lavar os pés de seu discípulos, onde demonstra que o verdadeiro líder é aquele que serve e não aquele que é servido, também é relatado a santa ceia, e o sofrimento, e a morte de Cruz de nosso senhor Jesus Cristo, como sua ressurreição.

Considerações Finais

Antes de ser um livro, o Evangelho foi uma palavra pregada; Antes de ser lido, ele foi ouvido. Como o Senhor Jesus tinha falado, assim falaram os apóstolos depois de sua morte.

O Evangelho segundo João está fiel ao poderoso texto da bíblia sagrada, mostra o curso da vida de Jesus, durante um período tumultuado da história. Ele retrata as ações, os milagres, as pregações, a vida e os ensinamentos de Jesus.

Como estudante de Teologia, tenho ciência de que o primeiro milagre de Jesus descrito no Evangelho de João, das Bodas de Canaã manifesta a glória sobressalente de Jesus. A gloria do seu poder, a glória de sua paciência, que espera 30 anos sem fazer milagres, até o momento determinado pelo Pai, a gloria da autoridade, que obteve uma obediência da parte dos seus serventes. O livro de João descreve a auto-revelação de Jesus em sua cruz e sua exaltação (13.1-20.31), descreve a última ceia, onde relata a cerimônia do “ lava-pés”, não relatada nos outros evangelhos (13.1-17), por esta razão o evangelho de João contribui e muito para cada estudante de Teologia, pois, é uma nova informação sobre Cristo.

João era conhecedor da geografia da Palestina, pois, cita com facilidade a localização de cidades, João era um judeu familiarizado com a tradição judaica. Ele conhecia a anciosidade dos judeus em relação ao Messias, conhecia o conflito entre os judeus e samaritanos, e o exclusivismo judeu, e por fim João foi testemunha ocular dos acontecimentos que descreveu, pois é rico em detalhes com relação às ações de Jesus, neste sentido o Evangelho de João contribui muito para a minha formação teológica, primeiramente como informação histórica sobre o Cristianismo e para meu crescimento espiritual em relação a minha experiência com Cristo em minha vida.

REFERENCIA:

BIBLIA SAGRADA. São Paulo: Edições Loyola, 1994.

Filme: O Evangelho segundo João (Canadá/Inglaterra, 2003). Direção: Philip Saville. Elenco: Henry Ian Cusick, Stuart Bunce, Diana Berriman, Christopher Plummer (voz). DVD 130 min., Paris Film.

Valtivio Vieira
Enviado por Valtivio Vieira em 20/09/2013
Código do texto: T4490289
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.