SECRETÁRIA

Secretária conta a história de Lee Holloway, uma jovem que retorna para sua dinâmica familiar em ruínas e seus dias apáticos e deprimentes, após alta de hospital psiquiátrico. Na tentativa de aliviar suas frustrações, em vão, Lee pratica flagelação através de cortes e queimaduras em seu corpo.

A possibilidade de dar uma reviravolta em sua vida surge ao fazer um curso de datilografia e conseguir o trabalho de secretária no escritório do advogado Edward Grey, um homem dominador e cruel que não perde a oportunidade de corrigir e humilhar a deprimida jovem.

Mas, somente Lee, que lida com seus próprios conflitos, pode compreender o que se passa na mente do advogado, alguém que aparentemente é muito diferente dela, mas que em seu íntimo mostra-se tão igual.

A idéia central do filme vai além da história de uma secretária, que se autoflagela, e o envolvimento com seu chefe, um advogado sádico. O que torna esse filme especial é reflexão que desperta através da relação de submissão e sadismo e sua gradual transformação em aceitação e dependência. Ingredientes que crescem e confundem os telespectadores do filme. Até finalmente tornar possível a compreensão que o amor pode aceitar formas diferentes de prazer e entrega, que perante os ditos "valores morais" são discriminados e incompreendidos.

Mostra-se como uma perfeita alegoria do amor às avessas.

Diferente da ordem que estamos acostumados: Em nossa sociedade primeiro agimos com todo carinho, delicadeza e afeto em nossas investidas de conquistas. Entretanto em determinado momento nos tornamos egoístas, crueis, sádicos e dominadores e não nos damos conta disso!

Secretária é um filme peculiar por isso: mostra o caminho inverso, conta uma história de amor sob um novo prisma.Tão peculiar que acho que deveria ser advertido aos futuros telespectadores que ele é contra indicado às pessoas que não apreciam o cinema arte, questionador e inventivo. Onde a originalidade surpreende todos os clichês e fórmulas prontas.

**********************************************

Título: Secretaria (Secretary)

Ano/País: 2002 (EUA)

Direção: Steven Shainberg

Elenco: Maggie Gyllenhaal; James Spader;Jeremy Davies;

Lesley Ann Warren

***********************************************