Cowboys & Aliens: fantasia como elemento de inspiração no Velho Oeste

Ficção científica em um clima totalmente faroeste. Quem diria essa mistura de gêneros dar tão certo? Surpresa positiva em meio a pouca expectativa gerada pela crítica. Se em “Indiana Jones and the Kingdom of the Crystal Skull” essa excêntrica junção levou à desilusão geral, o vasto território que divide western e extraterrestres em “Cowboys & Aliens” deu um passo além e ultrapassassou as desconfianças iniciais de um título apenas estusiasmante.

Um elenco brilhante composto pelos principais Daniel Graig, Harrison Ford e Olivia Wilde em atuações além do esperado. E, na verdade, se o que se ouvia por aí é que iria estrear o filme com Harrison Ford, foi o atual agente secreto James Bond (007), Daniel Graig, quem mostrou espetacular desenvoltura protagonizando a trama.

A fantasia, que tem como elemento de inspiração o Velho Oeste, apresenta uma trama com o desenrolar típico Hollywoodiano através da conhecida estrutura cinematográfica em três atos, descrita por Syd Field: apresentação da trama e personagens, conflito e desfecho que, por manter a estrutura linear, torna o final previsível. Utiliza ainda das fórmulas típicas e dos grandes orçamentos que fazem “funcionar”. Ainda assim, consegue trabalhar a temática de forma criativa e inteligente. Imagine cowboys e aliens em um mesmo cenário… Dependendo da forma como fosse conduzido, facilmente cairia no trash.

A direção não autoral do filme, nas mãos de Jon Favreau (que também dirigiu O Homem de Ferro), dá espaço para que a estória aconteça sem exageradas intervenções. Quanto à fotografia, percebe-se naturalidade nos tons, o que dá mais credibilidade à trama e levando em consideração o tema fantasioso abordado, dá o equilíbrio necessário.

Inverrosímil, mas funcional. Apesar do peso de todo o elenco e profissionais de cinema em todas as áreas envolvidas, o filme perde em trechos e tenta reeguer-se em meio a amizades forçadas e pequenas intrigas. Mas, claro, se é o propósito ser um filme que entretém, facilmente cumpre e, mesmo com pequenas falhas para o espectador mais exigente, está longe de ser um novo desastre das telonas.

Direção: Jon Favreau

Roteiro: Alex Kurtzman, Roberto Orci & Damon Lindelof, baseado na obra de Fred Van Lente

Música: Harry Gregson-Williams

Direção de Fotografia: Matthew Libatique

Montagem: Dan Lebental

Site Oficial: http://www.cowboysandaliensmovie.com