Cilada.com: tv no cinema

Traída pelo namorado Bruno (Bruno Mazzeo), Fernanda (Fernanda Paes Leme) resolve se vingar postando na Internet (no “intube”) um vídeo íntimo dos dois, em que a atuação de Bruno não é lá das mais esperadas. Bruno vira motivo de piada e vê sua vida virar um inferno, uma verdadeira Cilada!

Risos e mais risos na sala de cinema, é fato. O longa de José Alvarenga Júnior (o mesmo diretor de Os Normais e de Divã) bebe na fonte dos clichês norte-americanos em questão de comédia romântica, mas agrada. E mesmo abusando das pegadinhas prontas, “Cilada.com” já bate recordes de bilheteria: em um único final de semana já conquistou o título de mais visto entre os filmes brasileiros lançados em 2011, ultrapassando a bilheteria de “Bruna Surfistinha”.

Mas o filme certamente tem o seu lado atrativo. Tem sim! O Brasil é um dos países em que mais se assiste televisão. De acordo com The Washington Post, um dos jornais norte-americanos mais respeitados e lidos em todo o mundo, os brasileiros estão em segundo lugar nesse ranking. E a comédia estrelada pelo humorista Mazzeo tem lá raízes fincadas na linguagem de TV. É uma forma de levar o público de TV, que se identifica com o humor de Bruno na Multishow, para as salas de cinema.

O aspecto sexual do filme não chega a ser o maior dos pretextos para a construção do roteiro. É apenas um dos pontos desenvolvidos na trama para dar margem ao humor explícito. Ainda sim, tendo a comédia como pauta, o roteiro decai visivelmente e vai perdendo em diálogos e piadas que poderiam ganhar um tom menos previsível.

Os risos do começo até quando o vídeo do ex é postado no YouTube e ele vira motivo de chacota, vão se perdendo a partir de quando Bruno tenta reconstruir sua imagem chamando suas ex para contarem sobre a “verdadeira” atuação dele.

Uma comédia politicamente incorreta que usa o vocabulário típico brasileiro para arrancar risos, e por vezes também espanto, mas diverte.