O Sonho de um Homem Ridículo (animação)

O Sonho de um Homem Ridículo é um curta-animação do russo Aleksandr Petrov, baseado no conto escrito por Fiódor Dostoiévski.

A história se passa em São Petersburgo, onde um personagem (sem nome) desiludido com o mundo perambula pela cidade até que decide dar fim a sua própria vida.

No caminho de volta a sua casa, encontra uma garotinha que em prantos implora por sua ajuda, porém ele a ignora e resolve continuar, mas não sem antes por um momento exitar.

Chegando em casa, o personagem pega o revolver para se matar e acaba adormecendo. Em seguida, ele tem um sonho um tanto quanto esquisito, onde encontra a verdade, projetado através de uma sociedade ideal, livre da luxúria e do egoísmo humano.

Esse curta permaneceu fiel à obra, de certa forma, com algumas alterações no espaço-tempo e em alguns detalhes na história, modificados pelo próprio animador. O resultado final, feito através da técnica da animação de tinta a óleo, ficou bem interessante.

Inclusive, além do curta, eu recomendo a leitura desse intrigante conto, presente no livro Duas narrativas fantásticas, lançado pela editora 34, traduzido direto do russo.

Os romances de Dostoiévski são bem interessantes, principalmente por mostrar o lado mais sombrio das suas personagens que vivem no limite da condição humana.

***

Postado originalmente em 12 / fevereiro / 2010 no blog Sagaz

Inã Cândido
Enviado por Inã Cândido em 24/02/2014
Reeditado em 24/02/2014
Código do texto: T4703901
Classificação de conteúdo: seguro