O leitor

Maria Gerusa Gomes Santos

O leitor é adaptação do romance de Bernhard Schiler, a história é forte, trata logo de chamar a atenção do leitor e público. Trata-se de uma história complexa, a relação entre um adolescente e uma mulher mais velha e velhos segredos envolvendo a personagem Hanna. Os personagens principais se conhecem em um contexto complexo, mas não impede o surgimento de uma paixão fulminante entre ambos, complexo por quê? Ele é apenas um jovem de 15 para 16 anos, ela uma mulher madura com certa experiência, no entanto, isso nem de longe impediu a relação dos dois, por um bom tempo eles viveram uma tórrida paixão, momentos de intensa cumplicidade, não uma paixão qualquer fútil. Embora ela esconda segredos dele há cumplicidade entre os dois, fato narrado na história no momento em que ele lê para ela deixando-a mais encantada.

A paixão fica cada vez mais intensa os encontros mais singelos, no entanto, ela o abandona, deixando-o sem explicação, sem noticias. O tempo passa Michael Berg ingressa na faculdade de direito, certo dia ao ir assistir um julgamento Michael se depara com sua amada sentada no banco dos réus, sendo julgada por crimes contra a humanidade, mais precisamente contra os judeus durante o holocausto na segunda Guerra Mundial. Durante o julgamento Michael descobre mais um dos segredos de Hanna, ela não sabia ler, mas isso não foi impedimento para que ela fosse julgada, porque mesmo não sabendo ler ela sabia o que estava fazendo.

Hanna é condenada, durante a estadia na prisão Michael vai visita-la, os dois conversa ela pede que ele grave fitas lendo para ela, o mais interessante é que através dessas gravações ela apreende a ler e escrever. O tempo passa e cada vez Hanna ler mais e escreve chegando até a escrever para o próprio Michael, porém ele nunca chegou a abrir as cartas até saída dela da prisão. Passam se os anos e Hanna é libertada, no entanto uma noite antes de sair da prisão ela decide deixar uma carta com instruções para Michael.

Michael lê as cartas de Hanna e a última que ela deixou, continha instruções para que todas as suas economias fossem entregue a filha de uma das mulheres que morreu na câmara de gás durante o Holocausto. Michael decide então atender ao pedido de Hanna aquela que foi sua primeira e única paixão.

O Leitor é um filme, um livro, uma história fascinante que vale a pena assistir, ler. E para os estudantes do curso de Letras Português é de fundamental importância, tendo em vista que serve como fonte de estudo para a disciplina teorias e praticas que estuda Alfabetização e Letramento. No filme pode ser observado bem na personagem Hanna que é uma operaria analfabeta, mas que possui o certo grau de Letramento, ao tempo que ela não sabe ler nem escrever, mas sabe contar dinheiro ir ao médico, a padaria etc. o filme também mostra o quanto a leitura pode fazer falta na vida de alguém e o quanto é importante saber ler.

Geusahenrico
Enviado por Geusahenrico em 18/09/2014
Reeditado em 23/09/2014
Código do texto: T4966937
Classificação de conteúdo: seguro