O AMOR É UMA GRANDE FANTASIA

Em "O Amor é Uma Grande Fantasia", Elliot (Paul Mercurio) resolve passar alguns dias em uma especie de spa sexual chamado Ilha Éden para satisfazer suas fantasias mais secretas. Porém , o rapaz , por acaso fotografa o trabalho de contrabandistas de diamantes antes de embarcar para a viagem.

A partir disso, bandidos e um casal de detetives (interpretados por Dan Aykroyd e pela divertidíssima Rosie O'donnel) seguem-no até a ilha. Onde eles esperam conseguir pegar o filme fotográfico. Enquanto isso, Elliot se apaixona por Lisa (Dana Delany), a administradora da ilha.

Nas cenas iniciais do filme O Amor é Uma Grande Fantasia, cujo titulo original é Exit To Eden, podemos imaginar que trata-se apenas de uma comédia desbocada destinada a adultos. Porém com a evolução da trama, entre diálogos sagazes e cenas eróticas e divertidas, percebe-se que o roteiro do filme é capaz de despertar importantes reflexões sobre relações humanas.

Faz pensarmos nas ideias do filósofo Michel Foucault, em seu estudo sobre a evolução da história da sexualidade, no campo da sexualidade em termos de jogos de poder e de verdade. E debater o sexo em termos de uma codificação clínica que estabelece os parâmetros para o normal e o anormal no campo da sexualidade.

Aparecem, então, personagens que estão na ilha Eden, destinada aos praticantes de BDSM ( traduzida geralmente por: BD= Bondage e Disciplina; DS= Dominação e Submissão; SM= Sadomasoquismo). E a estas práticas somam-se algumas outras, tais como: fetichismo, inversão de papéis.

Podemos situar o BDSM dentro do campo das sexualidades dissidentes, este termo foi utilizado por Gayle Rubin (1989) para tratar das sexualidades que estavam à margem (fora do “círculo mágico”): sexualidades não-reprodutivas, homossexuais, fora do casamento, em lugares públicos, intergeracionais, pornográficas, sadomasoquista.

Contudo, refletir sobre práticas BDSM vai além, requer entender o prazer e o desejo deslocados da genitalidade e muitas vezes dos corpos, é construir e vivenciar jogos de poder, prazer e dor em contextos consensuais. É importante pontuar aqui que todas as práticas abordadas são vivenciadas por pessoas adultas em contextos consensuais, onde há negociação entre os participantes e são respeitados os limites de cada um.

Embora se remeta muito à dor quando se fala em BDSM, o que une as letras e dá sentido às práticas são as relações de poder. O que novamente remete a Foucault, que considera o SM (Sadomasoquismo) uma encenação de estruturas de poder, onde o corpo se coloca estrategicamente, se brinca com a autoridade e ser dominado ou dominar são posições fluidas.

E a inteligência do roteiro do filme está exatamente em presenciar o envolvimento afetivo entre dois participantes do BDSM, a dominadora e o submisso. Verificar como eles se comportam de maneiras diferentes frente esses jogos de poder. Sendo que a relutância da dominadora em aceitar que um sentimento maior (não importando como o chamam, pode ser amor, paixão, carinho) seja capaz de tornar aquela mulher dominadora e indiferente em um ser frágil e dependente.

É interessante a construção dessa contradição. Pois um individuo seguro de si e ciente de sua liberdade sexual como dominadora. Mas que numa especie de auto masoquismo, a personagem impõe severos bloqueios sentimentais quando percebe que esta se apaixonando pelo submisso. Entretanto, sua atitude é compreensível. Talvez por medo de realmente se ferir ela agiu dessa forma.

Creio que o SM tenha tantos adeptos exatamente por isso: A permissão da dor física, da violência psicológica, consentida e premeditada é o triunfo do sadomasoquismo sobre a dor da desilusão amorosa.

E o diretor do filme Garry Marshall, mesmo diretor de Uma Linda Mulher, conduziu muito bem a evolução de "O Amor é Uma Grande Fantasia”. E com diversão e erotismo, embalado por uma trilha sonora caprichada, nos emocionou ao final. No qual deixou bem claro sua mensagem: "Não importa a perversão sexual. O amor verdadeiro é que é a grande fantasia!"

TITULO: O Amor é Uma Grande Fantasia - Exit to Eden (1994)

DIRETOR: Garry Marshall

ELENCO: Dan Aykroyd, Rosie O'donnel, Paul Mercurio, Dana Delany

Marcelo Lopes
Enviado por Marcelo Lopes em 13/01/2015
Código do texto: T5099942
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.