Diários da Motocicleta - A Formação de um Líder Revolucionário

Anos atrás a editora Objetiva lançou “Che – Uma Biografia”, de Jon Lee Anderson, com quase 900 páginas, apresentando a vida de Ernesto Che Guevara. Um trabalho maravilhoso, com trechos de suas cartas e diários, fotos, entrevistas, muitos dados históricos e indicações de fontes de pesquisa. Dali salta aos olhos a vida do homem por trás do mito. Anderson provavelmente se amparou no mesmo material que serviu a Walter Salles, os diários de Che, cedidos por sua família.

Guevara dizia que, para fazer a revolução, era preciso “endurecer sem perder a ternura”, mas ele a perdeu em alguns momentos. Matou, autorizou execuções e esses seus atos são sua dívida com a história, muito mais do que o polêmico governo que ajudou a instalar em Cuba e que dura até os dias de hoje. Mas o período que Salles optou por filmar é anterior a tudo isso. Ele mostra um Guevara ainda adolescente, nos anos de formação do que viria a ser um dos maiores ícones da América. Atravessando o continente, agarrado à La Poderosa, como a motocicleta era carinhosamente chamada, Ernesto descobriu não só paisagens de uma beleza absoluta como, também, as injustiças e mazelas que empobreciam e empobrecem as vidas de um povo sofrido e explorado. Sua maneira de encarar tudo isso e sua luta pela revolução socialista foi o caminho para realizar um sonho de uma vida melhor para todos.

Em Diários da Motocicleta, Salles conta esse processo de descobertas que levou Ernesto a se transformar no líder revolucionários “Che”. Impossível não se lembrar de Central do Brasil nas cenas em que aparecem La Poderosa vencendo as distâncias na estrada de terra batida, ou ao final do filme, quando o sentimento que fica é exatamente o mesmo. Trata-se de uma obra de Walter Salles, sem dúvida! As imagens são belíssimas, a reconstituição de época é muito boa (mas será que naquela época se usava os mesmos palavrões que hoje?), os atores estão corretos e o filme mostra pouco da vida do Che, mas por opção. Creio que uma opção sábia, pois não há por que acentuar erros, mais útil é demonstrar o que teria levado a eles. Salles consegue fazer isso com muito lirismo e bom gosto visual.

Título Original: The Motorcycle Diaries

Lançamento: 2004 (EUA)

Site Oficial: http://www.motorcyclediaries.net

Direção: Walter Salles

Roteiro: Jose Rivera, baseado nos livros de Che Guevara e Alberto Granado

Elenco

Gael García Bernal (Che Guevara - jovem); Susana Lanteri (Tia Rosana); Mía Maestro (Chichina Ferreyra); Mercedes Morán (Celia de la Serna); Jean Pierre Nohen (Ernesto Guevara Lynch); Rodrigo de la Serna (Alberto Granado); Gustavo Pastorini (Passageiro).

REFERÊNCIA

ANDERSON, Jon Lee. Che Guevara – Uma Biografia. Rio de Janeiro: Objetiva, 1997.