Psycho Pass 17: a fuga de Makishima

PSYCHO PASS 17: A FUGA DE MAKISHIMA
Miguel Carqueija

Finalmente é revelada a terrível verdade sobre o Sistema Sybila que governa o Japão em férrea distopia. Toda a justiça se baseia no sistema e no julgamento cibernético das pessoas pela avaliação do coeficiente criminal de seus cérebros – avaliação feita a todo momento com as multidões nas ruas, pelos sensores espalhados em toda parte. Contudo, algumas pessoas, mesmo tendo mentalidade criminosa, são imunes à detecção inclusive pelas armas dominators, ou pelos drones; e como já não existem juízes, advogados e tribunais, tais pessoas não podem ser julgadas.
Nos subterrâneos da Torre 9 está o verdadeiro coração do sistema, representado por um cérebro gigantesco e mantido vivo pelo fornecimento de energia, cérebro esse resultante da aglutinação de mais de 200 cérebros humanos, de pessoas imunes, inclusive grandes criminosos, como é o caso de Touma Kouzaburou, desaparecido há três anos, envolvido no caso dos espécimes e no assassinato do detetive Sasayama, antigo colega de Kougami. Por terem descoberto a verdade o assassino Choe-Gu Sung e o coator Kagari foram eliminados e sumidos.
Mas a entidade que controla o sistema comete um erro de avaliação, quando o “serial killer” Makishima, capturado pela Inspetora Tsunemori Akane (que não sabe ainda a verdade e tem Kagari como desaparecido), é levado em aeronave para o local onde será feita a operação de extração de seu cérebro e incorporação ao cérebro de aglutinação. Através do corpo de Kasei Joshu, diretora da SIC e na verdade um simples simulacro que pode abrigar revezadamente as pessoas da entidade, que ainda possuem individualidade, Touma, antigo companheiro de crimes de Makishima, tenta convencê-lo, revelando-lhe a verdade. Acena com o poder (que chama de onipotência) da entidade, e a imortalidade. Os criminosos que são absorvidos na entidade deixam de ser criminosos e passam a defender a sociedade. Recebem esse privilégio por serem pessoas especiais, imunes à detecção eletrônica de intenções criminosas.
Makishima despreza a oferta de poder e imortalidade relativa, pois, por cruel e desprezível que ele seja, não aceita a desumanização da sociedade e a entidade é o supra-sumo dessa desumanização. Ele odeia o sistema por tirar a liberdade e espontaneidade das pessoas. O confronto é inevitável...



Resenha do episódio 17 do animê “Psycho Pass”, produzido por Koji Yamamoto e outros, e dirigido por Katsuyuki Motohiro – Production I.G., Japão, 2012-2013.


“O trabalho de um detetive é basicamente curar feridas. As investigações só começam apos surgirem vítimas. Nesse sentido, perdemos antes de começar.”
“Nossa sociedade perfeita e segura é só uma ilusão. Agora mesmo vivemos em um mundo perigoso.”
“Como o Makishima será julgado? O problema começa agora.”

(Kougami Shinya)

Tentando descobrir o que aconteceu com Kagari, a equipe de Ginoza descobre a dominator do justiceiro, a vinte quilômetros da Torre 9. Suspeita-se que ele tenha fugido da SIC, mas seus companheiros não crêem nisso. A situação está muito estranha e essa estranheza é sentida por Akane e Kougami. Então vem a notícia-bomba: a aeronave que transportava Makishima Shougo caiu e o assassino escapou.
“Psycho Pass”, como “Gunsliger Girl”, lida á perfeição com o terrível problema de discernir quem está ou não com a razão e que linha separa eticamente o crime assumido como tal e a autoridade constituída. No confronto entre Makishima e Touma, no avião que levaria Makishima para a incorporação na entidade cerebral, acaba-se torcendo por ele, contra o simulacro Kasei, que naquele momento abriga a mente de Touma. Por incrível que pareça, errado em outras coisas e culpado de crimes monstruosos, Makishima está certo numa coisa: o Sistema Sybila é iníquo e prejudicial à sociedade.
Tsunemori Akane ainda não descobriu a verdade... porém Makishima, que de certa forma estima seu inimigo mortal Kougami, após fugir telefona para ele e lhe diz: “Descobri a verdade sobre o Sistema Sybila. Não vale a pena você arriscar a vida por ele.”


imagem da série: os inimigos Makishima e Kougami