LES REVENANTS / eles retornaram

Estou assombrado e pensando muito... A ressurreição é um suicídio ao contrário, não há nada mais antinatural que pensar o retorno dos mortos para a sociedade: se tirar a própria vida é tabu inconciliável para os vivos, a volta do corpo depois da morte é o avesso do mesmo tabu sob a égide de um dogma religioso.

A narrativa do filme "Les Revenants" é tão sutil que dá margem e necessidade de continuidade na série... Gostei demais!

O filme é uma abordagem do tema "mortos vivos" que muito se aproxima da realidade: o que faríamos se eles, nossos mortos, retornassem? Como lidaríamos com o desejo realizado? O que se passa do outro lado e porque retornaram se a vida é duro desafio diário? Como os cristãos, católicos e evangélicos, responderiam se tivessem a oportunidade de perguntar a Lazaro? A narrativa do filme é tão silenciosa quanto a passagem de Lázaro na Bíblia: o que aconteceu com Lázaro depois que Jesus o ressuscitou? Simples, ele morreu de novo! Mas entre uma coisa e outra, o "silêncio" que não foi relatado pelos religiosos...

Assisti assombrado a esse filme cuja temática é “de zumbis”, eu o assisti como drama. Drama que dá uma dá mordida, uma bocada, em questões que preferimos deixar debaixo do tapete mas que são de vital importância e devem ser discutidas, mencionadas, lembradas com alguma lucidez e elegância. Talvez com o mesmo carinho e responsabilidade que mantemos nossos entes queridos que já partiram "perto de nós".

Antônio B.

Baltazar Gonçalves
Enviado por Baltazar Gonçalves em 15/03/2016
Código do texto: T5574521
Classificação de conteúdo: seguro