PEQUENA ANÁLISE CRÍTICA DO FILME BATMAN VS SUPERMAN: A ORIGEM DA JUSTIÇA. (Atenção Spoilers)

Que pra quem não sabe, Superman é uma criação comparativa de jesus Cristo. Em 1938 os judeus Joe Shuster e Jerry Siegel criaram a história de "Kal´El" nome hebraico da transliteração do nome Elohim ou Deus , o filho do planeta Krypton, que é enviado para a Terra como o último sobrevivente do seu povo e para salvar os terráqueos.

No filme anterior do Homem de Aço, uma dos diálogos interessantes que observei foi o da Faora, em meio a batalha entre eles, ela percebe suas restrições morais e diz que a moralidade é um impedimento evolutivo aos poderes do Superman, pois ele não poderá agir e usar a plenitude de seus poderes, sendo barrado pela ética e pela moral, não poderá mata-la. Nas palavras da própria Faora ela diz: “Você é fraco, filho de El, o fato de você possuir um senso de moralidade e nós não, nos dá uma vantagem evolutiva”.

Superman recebe essa provocação e alimenta seu ódio. Em certo momento, o amor pelas pessoas e as provocações o faz quebrar o pescoço do general Zord, quando este usa seus poderes de raio mortal, e com um terrível grito de desespero cai em si em sua transgressão moral por ter matado o único irmão sobrevivente do seu planeta.

Alguns evolucionistas da mente humana defendem uma tese polêmica e até bizarra, a de que o processo evolutivo da mente está diretamente relacionado a superação dos moldes éticos e morais, ou seja, a natureza humana se torna mais astuta e perspicaz na inteligência quando não é movida pelas emoções, sendo a bondade um empecilhos ao processo científico da inteligência, por isso que os psicopatas se mostram muito inteligentes, pois calculam friamente suas ações não pela emoção e sim pela lógica da razão.

Tal mensagem tem sido recorrente nos filmes hollywoodianos, em outros casos vemos o filme Lucy, com Scarlett Johansson, no qual através de uma nova droga, ela consegue acessar 100% da evolução da mente, se tornando uma pessoa extremamente lógica e inteligente e como resultado ela se torna uma psicopata racional, tendo a superação das emoções e o controle das dores físicas como subproduto da evolução.

Se você não leu os quadrinhos, é impossível entender o que aquilo quer dizer, mas o filme joga na sua cara que algo importante vai acontecer e por isso a Liga da Justiça é necessária, e pede pra que você acredite mesmo sem provas ou explicações. Bruce Wayne, quando questionado por Diana Prince sobre a razão de juntar os outros meta-humanos, literalmente fala que é intuição.

Batman vs Superman passa 2h40 te dizendo que vai existir um universo cinematográfico da DC nos cinemas, que ano que vem tem um filme da Liga da Justiça, e Darkseid provavelmente vai dar as caras.

Lililson
Enviado por Lililson em 26/03/2016
Reeditado em 26/03/2016
Código do texto: T5585781
Classificação de conteúdo: seguro