Sailor Moon Crystal 2: surge a Guerreira da Sabedoria

SAILOR MOON CRYSTAL 2: SURGE A GUERREIRA DA SABEDORIA
Miguel Carqueija


“Não precisamos ser protegidas, pois não somos frágeis e fracas.”
(da canção-tema de abertura do seriado)


Resenha do episódio 2 – “Ami – Sailor Mercúrio” — do seriado de animação “Pretty Guardian Sailor Moon – Crystal” (Japão, 2014). Criação e supervisão de Naoko Takeushi. Sailor Moon (Usagi Tsukino) dublada por Kotono Mitsuishi.

Acompanhando o mangá (o que não ocorreu no primeiro seriado de animação, que estendeu muito a trama e alterou detalhes importantes), “Sailor Moon Crystal” já mostra, no segundo episódio, o encontro de Usagi Tsukino com Ami Mizuno, a Sailor Mercúrio – Guerreira da Água e da Sabedoria.
O Reino Escuro vai aos poucos se mostrando.Aqui surge a sinistra Rainha Beryl, que comanda os “shittenous” que são humanos dotados de poderes malignos e que por sua vez possuem autoridade sobre os demônio de segunda classe chamados “yumas” (“malignas” na dublagem do desenho dos anos 90). Beryl deseja a posse do cristal de prata, a arma mística ancestral e desaparecida, para atender a mente maligna que dirige o Reino Escuro (ou Negaverso na antiga dublagem). Essa mente maligna, o demônio Metalia, quer o cristal de prata e também a energia dos seres humanos. Jedyte (ou Jadeite), um dos generais do Reino Escuro, arquiteta obter a energia de mentes de grande inteligência, montando um curso ou seminário de lavagem cerebral. Diversos estudantes são atraídos.
Por essa época chama a atenção de Usagi uma menina da turma 5 da Quinta Série do Juuban Júnior (ela mesma é da turma 1), Ami Mizuno, de cabelinho curto, pouco sorriso e jeito tímido e concentrado. Ela talvez seja a mais inteligente estudante do Japão, pois só tira notas máximas em tudo e vive para estudar, o que lhe rende até o “bullyng” dos colegas. Mas Usagi, embora ainda não a conheça. Não cultiva essas maldades e termina por se aproximar de Ami, pensando inclusive em obter a ajuda da colega-gênio, nos estudos. Usagi é um pouco interesseira... mas será errado querer passar de ano?
Mas quando Ami, desavisadamente, se inscreve no seminário, onde os alunos utilizam cedês enfeitiçados que sugam suas energias mentais, Luna, a gata falante da Lua que já estava investigando Ami, por sentir a energia especial da menina, convence Usagi a agir. Usagi no fundo nem quer mais se transformar em Sailor Moon, ainda não se acostumou com a idéia de ser uma guerreira mágica e combatente da Justiça. Além disso, Usagi sabe muito pouco de sua missão e indaga à gata: “Afinal o que são yumas?” A resposta de Luna é intrigante: São criaturas malignas que não deveriam existir em nosso mundo.”
Afinal o episódio caminha para mais um confronto com as forças do mal, quando a professora do curso é identificada como uma yuma disfarçada em humana. Sailor Moon e Sailor Mercúrio, lutando juntas pela primeira vez, enfrentam a poderosa criatura do mal na sala de aula, e até o Tuxedo Kamen aparece para dar uma pequena ajuda. Mercúrio tem o poder de lançar uma névoa fria que entorpece e confunde a inimiga, mas o golpe final é de Sailor Moon, o arremesso da tiara lunar, capaz de destruir demônios.
A aliança entre Sailor Moon e Sailor Mercúrio dá início à formação do grupo das marinheiras-guerreiras, podendo-se estabelecer um paralelo com a Liga da Justiça da DC e dos Vingadores, da Marvel. Porém o paralelo não vai muito longe, por causa da doçura e da espiritualidade de Sailor Moon e suas companheiras, detalhes que as tornam muito diferentes dos super-heróis norte-americanos. Elas poderiam ser chamadas a "Liga do Amor e da Justiça".

Rio de janeiro, 2 de abril de 2016.

Imagem google: as 5 sailors no visual da nova série: Júpiter, Mercúrio, Moon (sempre centralizada), Marte e Vênus