HARRY POTTER E A ORDEM DA FÊNIX

Sinopse:

No final de uma tarde em que a previsão do tempo garantia uma temperatura bem elevada, Harry estava sentado na cadeira de balanço do playground tentando entender porque não havia recebido nenhuma notícia que indicasse que o mundo mágico estaria se preparando para enfrentar sua maior ameaça: a volta de Lord Voldemort. Nos últimos dias Harry mal tem conseguido dormir, atormentado com pesadelos perturbadores em que revive o duelo com Voldemort e a morte de Cedrico. Enquanto isso, o primo de Harry, Duda, e seus amigos, divertem-se batendo em meninos menores.

De repente, o céu começou a escurecer, o tempo fechou e iniciou uma tempestade. Harry e seu primo são perseguidos e atacados por Dementadores, os tenebrosos seres que roubam o ânimo de viver das pessoas. Para escapar, o jovem Potter utiliza o feitiço "Expectro Patrono", o que é proibido quando os garotos bruxos estão fora da escola ainda mais na presença de um trouxa.

Harry fica indignado ao receber a carta informando que foi expulso de Hogwarts por ter violado o código de conduta mas fica mais tranquilo ao saber que Dumbledore interveio em seu favor e conseguiu fazer com que o "Caso de Potter" fosse levado ao tribunal para apreciação pela Assembléia presidida pelo rigoroso Ministro da Magia Cornelius Fudge.

Fudge não acredita que Lord Voldemort está de volta, e acha que Dumbledore está espalhando esse boato para causar tumulto e chamar a atenção para si, diminuindo seu prestígio como Ministro.

Mas a volta de Lord Voldemort é um fato evidenciado pela morte de Cedrico Diggory e que mobiliza seus opositores numa organização secreta, A Ordem da Fênix, a brigada fundada por Alvo Dumbledore durante a Primeira Guerra Bruxa, ainda nos anos 70, contra Lord Voldemort e os seus seguidores, quando Thiago e Lily, os pais de Harry Potter, foram mortos.

Com o reaparecimento de Lorde Voldemort, a Ordem da Fênix volta a se reunir na casa de Sirius Black, no Largo Grimmauld 12, em Londres. È lá que Harry reencontra o padrinho Sirius, que explica para Harry a história da Ordem da Fênix e fala sobre a iminente Segunda Guerra Bruxa que se aproxima com Voldemort reorganizando o seu antigo exército, os Comensais da Morte.

O piadista Rony e a estrategista Hermione continuam sendo os amigos leais de Potter e confidentes do interesse amoroso do bruxo, apaixonado por Cho Chang. A amizade dos três supera até a instabilidade emocional de Harry, seriamente preocupado com Voldemort.

Após sua absorvição nos tribunais, Harry retorna a Hogwarts para o quinto ano de estudos e descobre que, graças às notícias do "Profeta Diário", boa parte da comunidade bruxa foi levada a crer que o encontro de Harry com Voldemort não passou de uma mentira. O Ministro da Magia Cornelius Fudge designou para ser a nova professora de Defesa Contra as Artes das Trevas, a "tirana que veste rosa" Dolores Umbridge.

Acontece que as aulas da Professora Dolores, aprovadas pelo Ministério e que se resumem a aspectos teóricos da magia, deixam os jovens bruxos perigosamente despreparados para se defenderem das forças do mal que os ameaça, mas que são falácias no entender do Ministério. E Dolores ganha cada vez mais força em Hogwarts, ao ser promovida a Alta Inquisidora, passando a questionar os métodos didáticos empregados, o currículo de todos os demais professores e o conteúdo programático dos cursos.

Então, após uma conversa na sala comunal com o espectro de Sirius na brasa da lareira, Hermione, Harry e Rony decidem que a "nova geração" de bruxos que se opõem às forças das trevas precisa agir antes que seja tarde.

Harry começa a lecionar Defesa contra as Artes das Trevas secretamente para um grupo de alunos que se denominam "Armada de Dumbledore". Em suas aulas, Harry ensina o que aprendeu não na escola, mas na vida real, enfrentando ameaças como uma legião de Dementadores (no 3o. ano) ou o próprio Lord Voldemort frente a frente (no 4o ano).

Graças às aulas, Neville Longbottom, cujos pais, membros da Ordem de Fênix original, foram torturados até a morte por Bellatrix Lestrange, aprende a desarmar o seu oponente com o feitiço "Expelliarmus" e Gina Weasley, irmã de Rony, torna-se especialista no feitiço "Reducto", que remove objetos à sua frente.

Após o período de recesso escolar, a volta às aulas tem algumas novidades, uma boa e outra má: a boa é que Hagrid está de volta a Hogwarts depois de ter sumido por algum tempo e a má é que um grupo de dez prisioneiros fugiu do presídio de Azkaban, entre eles a terrível Bellatrix Lestrange, aliada de Voldemort.

Data de Estreia: 11/07/2007.

Direção: David Yates

Roteiro de Michael Goldenberg baseado em livro de J. K. Rowling publicado em 2003. Elenco: Daniel Radcliffe (Harry Potter); Emma Watson (Hermione Granger); Rupert Grint (Ron Weasley); Michael Gambon (Professor Albus Dumbledore); Maggie Smith (Professora Minerva McGonagall); Robbie Coltrane (Hagrid); Alan Rickman (Professor Severo Snape); Julie Walters (Molly Weasley); Fiona Shaw (Tia Petunia); Richard Griffiths (Tio Vernon); David Bradley (Argus Filch); Robert Hardy (Cornelius Fudge); Mark Williams (Arthur Weasley); David Thewlis (Remus Lupin); Jason Isaacs (Lucius Malfoy); Gary Oldman (Sirius Black); Ralph Fiennes (Lorde Voldemort); Katie Leung (Cho Chang); Emma Thompson (Professora Sybil Trelawney); Imelda Staunton (Professora Dolores Umbridge); George Harris (Kingsley Shacklebolt); Robbie Jarvis (James Potter jovem); Natalia Tena (Nymphadora Tonks); Evanna Lynch (Luna Lovegood); Helena Bonham Carter (Belatriz Lestrange); Kathryn Hunter (Sra. Figg); Sian Thomas (Amelia Bones); Jason Boyd (Piers Polkiss); Richard Macklin (Malcolm); Charles Hughes (Rabicho jovem); Susie Shinner (Lily Potter jovem); Richard Leaf (Auror Dawlish); Nick Shim (Zacharias Smith); Apple Brook (Professora Grubbly-Plank); Jason Piper (Bane, o centauro); James Walters (Sirius Black jovem); James Utechin (Remo Lupin jovem); Alec Hopkins (Severo Snape jovem); Jessica Stevenson (Mafalda Hopkirk).

AIRTON SHINTO
Enviado por AIRTON SHINTO em 13/07/2007
Código do texto: T563182