Être et Avoir: um enfoque acerca das metodologias de ensino

Dirigido por Nicolas Philibert, "Ser e Ter" é um excelente documentário que possui em seu cerne a discussão acerca dos métodos de ensino e dos relacionamentos professor-aluno-pais. Desenvolvido em Auvergne, pequena cidade do interior da França, o documentário, que faz um contraponto a outros documentários, pois proporciona a possibilidade de experiência, mostrando cada passo e de forma inusitada os episódios na sala de aula.

No filme há a participação de George Lopes, o professor da turma que é composta por alunos de diversas faixas etárias. Os alunos permanecem na mesma turma até o termino do primário. A escola apresentada faz uma recorrência ao modelo pedagógico tradicional, em que se percebe a supervalorização do relacionamento social, consolidando a formação do caráter, a personalidade e a capacidade de lidar com as distinções entre as pessoas. O professor não se limita ao ambiente de sala de aula, mas em contra, procura utilizar elementos presentes no dia-a-dia dos alunos. O professor se torna alguém que irá além do simples repasse de informações, será o tutor que dará a base para cidadania.

Ensinar o nome dos dedos em um simples lavar de mãos, aconselhar de forma motivacional e incentivar o respeito são algumas das “peculiaridades” do professor George, que de mansa, mas não menos impositiva, cria um ambiente rico em conhecimento e fértil para o crescimento dos alunos. Embora críticos digam que o documentário foi um saudosismo do diretor e procura maquiar a realidade do ensino, o filme torna-se uma semente para que de tal forma possamos meditar, e como diria Edgar Morin “repensar a reforma e reformar o pensamento”, Morin, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento . Rio de Janeiro, Bertrand Brasil.

Diego Guima
Enviado por Diego Guima em 04/08/2007
Código do texto: T592614
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