ROD TV episódio 19: The Paper versus Mirrorman

ROD TV episódio 19: The Paper versus Mirrorman
Miguel Carqueija


No episódio anterior, quando Júnior manipulou o “Livro do Olho Onisciente” os oito personagens ali reunidos (Yomiko Readman, Sumiregawa Nenene, Anita King, Drake Anderson, Nancy Makuhari, Michelle Cheung e Maggie Mui, além de Júnior) vêem-se transportados até a cena passada seis anos antes na Biblioteca Britânica, quando do rompimento entre Yomiko (The Paper) e Jocker. A verdade é revelada. Gentleman, o avatar da Grã-Bretanha, morrera; o plano de Jocker, porém, era revivê-lo, pois seus conhecimentos, memória e personalidade haviam sido implantados por tecnomagia numa série de livros que não podiam ser abertos sem um método especial. Nancy dera á luz um bebê, filho de dois i-jins (o pai falecera no célebre “Incidente I-jin”, quando os i-jins ou clones de pessoas com habilidades especiais tentaram dominar o mundo) e por isso dotado de grandes potencialidades. Jocker decidira que o bebê poderia no futuro ter capacidade para suportar o implante da personalidade de Gentleman; Júnior mesmo (somente assim chamado pela Biblioteca Britânica) morreria, mas seu corpo seria o novo corpo de Gentleman.
Revoltada com isso, The Paper surta na Biblioteca Britânica, provocando o incêndio dos livros. Ela foge com Nancy e o livro, mas sem o bebê. Este em seis anos tornou-se um adolescente, pelo sistema de nutrição especial da BB. Assim faziam com os i-jins, explica The Paper.
Agora já se sabe qual é o sinistro propósito de Jocker e seus aliados. De quebra Anita, que se encontrava no local no dia da tragédia e era apenas uma criança, fica sabendo porque é traumatizada com livros. Mas não se lembra do que fazia por lá. E resolve que não aprecia The Paper.


Resenha do décimo-nono episódio (Jogo de família) do seriado de tv “ROD-read or dream” (leia ou sonhe) – J.C. Staff e Studio Deen, Japão, 2003-2004. Direção: Koji Masunari. Adaptação dos personagens criados por Hideyuki Kurama (autor) e Shutaro Yamada (ilustrações) em 11 volumes de romance editados pela Shueisha a partir de 2000 (já foi anunciado o décimo-segundo volume).

Dublagem original:
Anita King.................................Chiwa Saito
Maggie Mui..............................Hiromi Hirata
Sumiregawa Nenene................Satsuki Yukino
Michelle Cheung.......................Shouko Kikuchi
Mister Carpenter “Joker”.................................Hozumi Gouda
Wendy Earheart ..............................................................Mika Sakenobe
Yomiko Readman “The Paper”.........................Rieko Miura
Nancy Makuhari “Miss Deep”..........................Michiko Neya
Drake Anderson...............................................Masami Iwasaki
Júnior...............................................................Mitsuki Saiga


“Eu não gosto de você, mas por enquanto você é a minha parceira. Não me atrase!”
(Anita King, quando enfrenta Mirrorman em companhia de Yomiko Readman The Paper)


O inimigo descobre a pista dos fugitivos e manda um esquadrão e um agente especial, Mirrorman (Homem Espelho), um sujeito que pode desviar os raios de luz e aparecer com aparência de outra pessoa, ou mesmo se tornar invisível. Obtendo a colaboração de Júnior, consegue por todos a dormir com gás sonífero, e todos são levados menos Anita King e The Paper. Quando acordam estranham a ausência de todo mundo, mas Nenene aparece e lembra do livro, se o teriam levado. Yomiko vai verificar numa estante: o livro, que haviam planejado enterrar, está lá. E então Nenene vira Mirrorman, que se apossa do livro. Tudo fôra um truque para descobrir o volume.
Quando elas tentam reagir nova surpresa: Mirrorman desaparece ante seus olhos. Anita King e Yomiko Readman estão acossadas pelo adversário invisível. Assim termina o episódio.
É notável a profundidade psicológica dos personagens e a contrução dramática do enredo, que dá espaço ao humor. O drama da Yomiko Readman, a agente que se torna uma fugitiva e fora-da-lei por amor à justiça. Está muito bem delineado. Yomiko, mesmo sendo a lendária The Paper, tem suas fraquezas e as reconhece; até se declara uma covarde por ter fugido sem assumir a consequência de seus atos e ter mentido a Nancy, deixando-a pensar que seu filho morrera.
Mas agora todos sabem de tudo e a luta pela justiça terá de prosseguir.

Rio de Janeiro, 16 de janeiro de 2018.


imagem de Anita King