O estranho esporte "roller derby"

O ESTRANHO ESPORTE “ROLLER DERBY”
Miguel Carqueija


Resenha do filme “Garota fantástica” (“Whip it”, título incompreensível) ou “Sobre rodas” – Vincent Pictures/Flower Films/Rye Road, EUA, 2009. Produção executiva: Peter Douglas, Nancy Juvonen, Kirsten Smith, Nathan Kahane, Joe Drake e Chris Miller. Produção: Barry Mendel e Drew Barrymore. Roteiro de Shauna Cross, com base em seu livro “Derby girl”. Direção: Drew Barrymore. Música: The Section Quartet.

Elenco:
Bliss Cavendar.........................................Ellen Page
Broke Cavendar.......................................Marcia Gay Harden
Maggie Mayhem.....................................Kristen Wiig
Smashley Simpson...................................Drew Barrymore
Iron Maven..............................................Juliette Lewis
Johnny Rochet.........................................Jimmy Fallon
Earl Cavendar..........................................Daniel Stern
Pash.........................................................Alia Shawkat
Rosa Spenk..............................................Eve
Bloody Holly............................................Zoe Bell
Eva Destruiction......................................Ari Graynon
Shania Cavendar......................................Eulala Scheel
Razor........................................................Andrew Wilson
Birdman...................................................Carlo Alban
Oliver.......................................................Landon Pigg
The Manson Sisters.................................Rachel Piplica e Kristen Adolfie

Mesmo tangenciando a contracultura este é um filme muito interessante, um drama misturado com comédia, passado nos tempos atuais na cidade norte-americana de Austin (Texas) e na próxima localidade (fictícia?) de Bodeen, onde a adolescente (17 anos) Bliss Cavendar trabalha na lanchonete “Oink Point” e aguenta a contragosto participar de concursos de beleza, empurrada pela mãe, Broke. O pai, Earl, bonachão e liberal, não se mete muito. Um dia porém Bliss descobre em Austin um curioso esporte chamado “roller derby”, onde times de garotas correm de patins por uma pista oval e vão ganhando pontos na corrida (podendo de passagem derrubar as adversárias) e se interessa. Logo está mentindo para os pais e participando da equipe das Hurl Scooties, cujo treinador, Razor, é um rapaz muito sério, que vive buscando motivar as suas pupilas a seguirem os seus truques.
Ellen Page, no papel de Bliss Cavendar, valoriza muito a película; ela é sumamente expressiva e simpática. Penetramos bem no drama da protagonista, no seu idealismo: uma garota ainda menor, que esconde a idade para poder participar dos jogos sem precisar da licença dos pais. Ela é decidida mas inexperiente por isso cai facilmente ao se fascinar pelo jovem Oliver, membro de um conjunto musical. É marcante a cena em que, após o sexo na piscina (a filmagem é bem pudica) ela troca de blusa com ele. Percebe-se o amor e o encantamento de Bliss. Logo ela enfrentará a família, quando os pais descobrem a verdade no que se refere á equipe de “roller derby”. Mas o que a derruba, mesmo, é acessar a banda de Oliver na internet e vê-lo com outra garota — e essa outra com a blusa que ela, Bliss, havia dado a ele.
Nesse momento, tendo saído de casa e descoberto que o seu amor é uma fraude, o mundo de Bliss caiu, e naquele momento noturno, a sós com seu pranto, ela é uma imagem de sofrimento: uma menina bondosa, que se sente maltratada pela vida.
Ao se reconciliar com os pais ela dirá á mãe, numa cena tocante: “Eu dei tudo a ele.” Broke tem o bom senso de entender a menina e lhe diz: “Ele não te merece”.
Ao reencontrar Oliver e confrontar suas desculpas esfarrapadas ela sela o rompimento com um tapa.
Vale a pena assistir esse filme movimentado, que tem conteúdo e é enriquecido pela expressividade de Ellen Page, a mesma atriz do sensacional drama de suspense “Hard candy”.

Rio de Janeiro, 18 de abril de 2018.