ROD TV episódio 25: o ataque à Biblioteca Britânica

ROD TV episódio 25: o ataque à Biblioteca Britânica
Miguel Carqueija


Episódio emocionante do princípio ao fim. Relata inicialmente a frustrada tentativa de Cole, Presidente dos Estados Unidos, de retaliar Joker e o Império Britânico por ter sido ludibriado. O plano de poder absoluto com o renascimento de Gentleman não incluía os EUA. Mas o macabro Joker está seguro de si: com o poder obtido em Londres retirado da obra de imaginação “A guerra dos mundos” de H.G. Wells (grandes máquinas de combate que disparam raios mortíferos) o ataque norte-americano é neutralizado. Mas o que Joker ainda não sabe é que cinco mulheres e um homem já estão infiltrados nessa Londres magicamente retornada à Era Vitoriana, e que o sexteto está decidido a detê-lo...
Yomiko Readman, a valorosa “The Paper”, com as Três Irmãs Papermasters (Michelle Cheung, Maggie Mui e Anita King), mais Drake Anderson e Nancy Makuhari, buscam nos livros um indício para poder penetrar na fortaleza da Biblioteca Britânica, onde planos maquiavélicos estão prestes a se concretizarem de todo. Júnior terá o seu corpo ocupado pela mente de Gentleman, através da implantação do conteúdo dos Livros Dormentes; uma transmissão mundial implantará o domínio de Gentleman sobre toda a humanidade. Joker é alertado pelos seus auxiliares de que não pode haver falhas na execução do projeto porque não será possível nova tentativa. A megalomania de Joker, porém, o convence de que não haverá erros.
Mas se Joseph Carpenter (Joker) luta pela sede de poder, sua ex-amiga e agora sua adversária, The Paper, luta pelo ideal de amor e liberdade.
Vencerá quem tiver a motivação mais forte.


Resenha do vigésimo-quinto episódio (Não é um grande problema) do seriado de tv “ROD-read or dream” (leia ou sonhe) – J.C. Staff e Studio Deen, Japão, 2003-2004. Direção: Koji Masunari. Adaptação dos personagens criados por Hideyuki Kurama (autor) e Shutaro Yamada (ilustrações) em 11 volumes de romance editados pela Shueisha a partir de 2000 (já foi anunciado o décimo-segundo volume).

Dublagem original:
Anita King.................................Chiwa Saito
Maggie Mui..............................Hiromi Hirata
Sumiregawa Nenene................Satsuki Yukino
Michelle Cheung.......................Shouko Kikuchi
Mister Carpenter “Joker”.................................Hozumi Gouda
Wendy Earheart ..............................................................Mika Sakenobe
Yomiko Readman “The Paper”.........................Rieko Miura
Nancy Makuhari “Miss Deep”..........................Michiko Neya
Drake Anderson...............................................Masami Iwasaki
Júnior...............................................................Mitsuki Saiga


“Exceto para nós o tempo dessa cidade continua passando?”
(Anita King)

“Há três coisas que devemos fazer: salvar a Sensei, salvar o Júnior-kun antes que os livros de Gentleman sejam transplantados, e parar o plano de Joker-san.”
(Yomiko Readman The Paper)


O sexteto — que ainda é acompanhado pelo pombo espião da Dokuseisha, Woo — verifica (e ainda é Yomiko quem melhor entende o que está acontecendo) que Londres voltou à Era Vitoriana, mas que em poucos dias três anos de História se passaram. Isso causa perplexidade, e Drake observa que a Biblioteca Britânica normalmente não teria esse poder. Yomiko conclui que é o poder de Gentleman que já está agindo. E se ele vier a ser revivido no corpo de Júnior, não haverá quem possa controlá-lo — adverte Drake.
O que pensaria Joker desse problema? Não seria ele um aprendiz de feiticeiro, achando que poderia ter o controle de um avatar como Gentleman? Só recapitulando um pouco o que já pude falar nas resenhas de ROD, Gentleman, nesse mundo alternativo, é uma espécie de super-ser que durante séculos presidiu ao destino da Inglaterra. A decadência de seu corpo velhíssimo levou-o à morte, porém não definitiva porque a Biblioteca Britânica, com sua tecnomagia, conseguiu preservar a pessoa de Gentleman nos Livros Dormentes, e a sua essência teria de ser implantada num corpo que suportasse a carga de conhecimentos. Para isso Júnior, sendo um i-jin, fôra preparado durante anos.
Num golpe de sorte o sexteto esbarra com Kim, antigo agente da Dokuseisha que em diversas ocasiões contratara as Três Irmãs. Ele é capturado e forçado a revelar o modo de penetrar na BB. O desenvolvimento da trama é simplesmente exemplar, com o grupo se dividindo afim de realizar os três objetivos apontados pela sábia Yomiko. Drake e Nancy vão em busca de Júnior (não olvidando que Nancy é mãe de Júnior); as Três Irmãs vão à procura de Sumiregawa Nenene para libertar a escritora; porém Yomiko Readman insiste em ir sozinha enfrentar Joker. É bem pessoal: por tanto tempo ela servira a Joker e por razões éticas rompera com ele. Yomiko sente-se na obrigação de deter o seu ex-chefe.
É antológica a cena em que Wendy, que até aqui vinha revelando uma face absolutamente cruel e divergente de seus tempos de mocinha, quando era amiga de Yomiko e fazia tudo para agradar a todos na BB, conversa com Júnior e confessa os seus remorsos. “Eu o odiava”, diz ela, por causa da obediência do garoto i-jin (dono da habilidade herdada de sua mãe, de atravessar paredes) e porque ele a lembrava do trabalho sujo que ela fazia. Wendy sabe que a personalidade de Júnior se anulará quando a essência de Gentleman vier a ser implantada em seu corpo, mas observa: “Se um dia se lembrar de mim em suas memórias mais profundas, vingue-se de mim da maneira como preferir.”
É admitir que entrou por um caminho de iniquidade, que reconhece como tal mas não sabe mais como voltar atrás.

Rio de Janeiro, 20 de abril de 2018.