INUYASHA episódio 16: o buraco do vento

INUYASHA episódio 16: o buraco do vento
Miguel Carqueija

Este é um episódio delicioso pelos detalhismos de ação, suspense e humor, além de apresentar grandes revelações sobre o incidente entre Kikyou e Inuyasha. É o episódio que introduz um dos personagens mais importantes da saga: Miroku, o houshi (monge) do buraco de vento (a kazaana) na mão direita. É também neste episódio que se fala pela primeira vez no Naraku, o grande vilão da série, o terrível inimigo que Inuyasha e Kagome terão de enfrentar...


Resenha do episódio 16 — “O houshi delinquente e sua mão direita” — do seriado japonês de animação “Inuyasha”. Estúdio Sunrise, Japão, 2000 a 2004. Direção de Masashi Ikeda e Yasunao Aoki, com base no mangá homônimo de Rumiko Takahashi, lançado na revista Weekly Shonen Sunday e depois em tankobon (volumes completos) pela editora Shogakukan (1996 a 2008).

Elenco original de dublagem

Kagome Higurashi.............................................Satsuki Yukino
Inuyasha............................................................Kappei Yamaguchi
Myouga..............................................................Kenichi Ogata
Shippou..............................................................Kumiko Watanabe
Kikyou................................................................Noriko Hidaka
Kaede.................................................................Hisako Kyoda
Avô de Kagome..................................................Ginzo Matsuo (depois Katsumi Suzuki)
Mãe de Kagome.................................................Asako Dodo
Sota Hugurashi...................................................Akiko Nakagawa
Miroku...............................................................Koji Tsujitani


“Se eu me tornar um youkai meu coração se tornará mais forte? Poderei esquecer a Kikyou? Meu coração não se deixará levar por mais ninguém?”
(Inuyasha)

“Tanta tristeza trazida pela shikon no tama. Kikyou insiste em que Inuyasha a traiu... Inuyasha diz que ele foi o traído. As duas histórias não batem. Será que juntar os fragmentos vai nos levar à solução desse quebra-cabeças?”
(Kagome)


Finalmente, graças ao conhecimento do passado que Miroku possui, Inuyasha e Kagome ficam sabendo o que realmente aconteceu: o Naraku, um adversário muito poderoso, tivera diversos confrontos com o avô de Miroku, um sacerdote também de grande poder. E de cada vez aparecia com uma forma diferente, inclusive feminina. Inuyasha deduz ter sido ele, o Naraku, quem atacou Kikyou e levou a ambos – Kikyou e Inuyasha – a se odiarem, ele julgar ter sido traído por Kikyou e vice-versa. Foi também o Naraku que, com papéis mágicos, perfurou a mão do avô de Miroku e lançou uma maldição sobre o mesmo e sua descendência: o buraco de vento.
Consiste essa maldição na existência de um buraco na palma da mão (a destra de Miroku) capaz de sugar as coisas à sua frente, puxando-as para uma dimensão desconhecida. Miroku sabe que para se livrar da maldição terá de matar o Naraku; caso contrário, a kazaana poderá um dia crescer tanto que o próprio Miroku será sugado.
Miroku também está à procura dos fragmentos da joia de quatro almas (shikon no tama). O primeiro contato com Kagome e Inuyasha (que viajam acompanhados do pequeno youkai-raposa, Shippou) não é amigável. Miroku tenta roubar o fragmento portado por Kagome e acaba tendo um confronto com Inuyasha. Este porta uma arma terrível, a espada Tessaiga, mesmo assim quase é sugado pelo vento da mão de Miroku. Entretanto, com grande bravura, Kagome pula sobre Miroku e o derruba, levando-o a perder os sentidos. Finalmente Kagome consegue acalmar os ânimos entre os dois contendores, e Miroku conta a sua história. O que quase faz entornar o caldo é a cantada de Miroku (personagem meio pervertido) em Kagome, fazendo nela uma bolinação. Nessas horas a pudicícia de Kagome – personagem moralmente íntegra e nobre – faz aparecer nela uma expressão de honra ofendida. Tendo logo antes apaziguado os ânimos ela chega a dizer “Mate-o!” para Inuyasha. A cena é rápida e engraçada pela reação inconfundível de Kagome: a reação do pudor. Miroku ainda faz a Kagome a pergunta que é um bordão seu diante de mulheres bonitas: “Quer ter um filho comigo?” Mas afinal ele entende que existe alguma coisa entre Kagome e o colérico Inuyasha. Este ainda não se acostumou a admitir seus sentimentos por Kagome e chega a dizer que ela é apenas “uma detectora de fragmentos” (sic) por causa do dom que a menina tem de localizar os pedaços da joia das quatro almas. Kagome então até simula algum interesse por Miroku para causar ciúme a Inuyasha, justificando que ele “já tem a quem amar” (Kikyou, embora esta tenha morrido há cinquenta anos e seja agora um fantasma materializado). Aqui fica bem evidente que Kagome sente amor por Inuyasha, só não sendo mais explícita por causa da rudeza do meio-youkai (hanniou). Quanto a Miroku, em muitas séries japonesas de animação ocorre algum personagem levemente pervertido, amigo dos protagonistas; é como um contraste. Inuyasha pode ter os seus defeitos (grosso e irado) mas não tem esses assanhamentos e perde as estribeiras com Miroku. Quanto a Kagome, educada e mística, mantém a sua postura. Miroku irá respeitá-la. A partir desse episódio, porém, ele faz parte do grupo e da “quest” (no caso, encontrar os fragmentos da joia e já agora, combater o Naraku).

Rio de Janeiro, 28 de abril de 2018.