RED GARDEN episódio 13: Kate namora Hervé

Miguel Carqueija

“Esse monstro, o amor, mexe comigo: apaixonada ver-me do inimigo!”
(da canção-tema do encerramento a partir do 12° episódio)

O impressionante seriado japonês de terror em animação “Red garden” (O JARDIM VERMELHO) aproxima-se de sua parte crucial com a tétrica evolução dos acontecimentos. Hervé e Kate têm o seu primeiro encontro, passeiam e se divertem, e Kate mostra-se relaxada e feliz, pois o rapaz é atencioso, gentil e sedutor e ela, como garota até então solitária, sente-se lisonjeada e atraída. O que a pobre Kate não sabe e não imagina é que está lidando com um inimigo mortal, que Hervé pertence ao clã dos Dolore e que odeia as Animus, porque elas matam os lobisomens em que acabam se transmutando os Dolore. Kate não tem culpa de ser uma morta-viva e ter sido aliciada para lutar contra inimigos tão terriveis. Ela, Rose, Rachel e Claire, após serem assassinadas por membros dos Dolore, depois da trágica morte de Lise, tiveram seus espíritos transferidos para corpos artificiais pela equipe de Lula, que conserva os corpos originais num esconderijo. Seus corpos de zumbis possuem um grande poder de regeneração de ferimentos, prenúncio de outros atributos. Mas isto não faz com que as suas vidas sejam fáceis. A vida dupla de Kate faz com que ela comece a ter sérios problemas na escola e por fim suas faltas e seus atrasos acabam chegando ao conhecimento de sua mãe. Sensível em extremo, Kate se preocupa com as outras três garotas, ainda que antes de serem unidas pela fatalidade, não tivessem grandes afinidades como colegas de colégio. Agora, a insidiosa aproximação de Hervé coloca a vida de Kate em xeque...


Resenha do episódio 13 – “Dia de folga” – do seriado japonês de animação “Red garden” (Jardim vermelho). Estúdio Gonzo, Japão, 2006-2007. Produção: Jin Ho Chung. Direção: Kou Matsua. Adaptação do mangá de Kirihito Ayamura.
Elenco de dublagem:
Kate Ahsley.....................................Akira Tomisaka
Claire Forrest..................................Myiuki Sawashiro
Rachel Benning...............................Ryouko Shintani
Rose Sheedy...................................Ayumi Tsuji
Lise Harriette Meyer.......................Misato Fukuen
Lula Ferhlan.....................................Rie Tanaka
Hervé Dolore...................................Takehito Koyasu


“Quem olha nem imagina pelo que estamos passando.”
(Claire Forrest)

“Não desistimos fácil.”
(Claire Forrest)

“Será que parei de me preocupar porque sei que posso continuar viva?”
(Kate Ahsley)


Por um lado, Hervé se encontra a um passo de explodir ao constatar que pouco se faz pelas suas irmãs já bem doentes, enquanto o Dr. Bender se concentra em Lise, que se encontra hospitalizada e em poder dos Dolore, em seu corpo de morta-viva, e desmemoriada, servindo de estudos visando um tratamento para a maldição dos Dolore. O relacionamento entre as quatro garotas também atravessa uma crise. Ao enfrentarem dois dos monstros Rose falha e não consegue, por medo e repugnância, utilizar seu bastão de beisebol (as armas que elas utilizam), e isso quase custa a vida de Rachel. Algo porém bastante inusitado acontece: durante a luta Kate executa um pulo impossível, um pequeno vôo... primeiro e inesperado uso de um novo poder. Após a refrega, tendo conseguido eliminar dois monstros humanos de uma só vez, as garotas agora têm de lidar consigo mesmas. Rachel, a mais destemperada, acusa Rose de ser uma inútil e um perigo para o grupo, e Claire apoia Rachel contra Rose. Kate se apieda da amiga, mas esta reconhece suas limitações e pede a Kate que a ajude e a treine, para não fazer feio de novo.
Afinal, nenhuma delas sabe quando e como isso terminará.

Rio de Janeiro, 4 de maio de 2018.