GENE SHAFT episódio 1: o anel misterioso

GENE SHAFT episódio 1: o anel misterioso
Miguel Carqueija


Estamos hoje dando início ao guia de episódios de uma das mais emocionantes e envolventes séries de ficção científica da televisão, GENE SHAFT ( O eixo do gene), mini-série japonesa de animação, em tudo e por tudo extraordinária. Sua mensagem focaliza a delicada questão da manipulação genética e suas perigosas consequências para a raça humana. Acompanharemos em treze episódios a saga de Mika Seido, uma valorosa adolescente que vai servir na frota espacial, no século XXIII, quando a humanidade, após aproximar-se da extinção com a dilapidação dos recursos da Terra em fins do século XXI, tenta sobreviver expandindo-se no espaço e estabelecendo pela genética uma proporção de 9 mulheres para cada homem, para controlar os instintos agressivos dos homens. Assim, mesmo nas naves espaciais há poucos homens e é até difícil ver algum. Todavia, diversos homens ainda ocupam importantes postos de chefia militar. Quando a história começa o governo centralizado está investigando um misterioso anel cósmico que surgiu nas proximidades da Terra e parece ter relação com as ruínas encontradas em Ganimedes.
“Gene Shaft” tem um visual fascinante e um detalhismo espetacular nas naves cósmicas. A caracterização das personagens é muito apurada.


Resenha do episódio 1 (Sucessores do planeta) do seriado “Gene Shaft”. Bandai Visual, Japão, 2001. Direção: Kazuki Akane.

“Mamãe, estou insegura. Pergunto-me se terei a capacidade como diz o relatório.”
(Mika Seido)


Elenco de dublagem:
Mika Seido.......................Kumiko Hida
Sofia Galgalim..................Yuko Kaida
Amagawa Hiroto..............Takahira Sakurai
Tiki Musicanova...............Houko Kuwashima
Mir Lotus..........................Yumi Kazaku
Mario Musicanova...........Kenji Amada
Remmy Levistraus............Ryouka Yuzuki
Dolce Salto.......................Ayako Kawazumi
Lord Serguei.....................Shinji Kawada


O primeiro episódio já apresenta figuras muito interessantes. Sofia Galgalim, mulher de porte avantajado, apelidada a “Ursa Teddy da Lua” (as mulheres guerreiras em “Gene Shaft” costumam portar apelidos originais), que já era amiga da recém-chegada Mika. Mir Lotus, “Rainha da Neve”, uma loura bela e vaidosa, meio pernóstica por ser considerada a dona do gene mais perfeito; Remmy Levistraus, de óculos e cabelos castanhos, a “Medusa do Deserto”; e a mais curiosa de todas, a baixinha e espoletada Tiki Musicanova, “Tinkerbell”, irmã do Capitão Mario Musicanova, que também se encontra na missão. Esta é comandada pelo Coronel Amagawa Hiroto, mas encontrá-lo provoca uma reação de cólera em Mika, pois ela tem contas a ajustar com aquele homem.
Mika sofre alguma discriminação por ter o “gene branco”, não sendo produto de manipulação genética.
Desde pelo menos Aldous Huxley e seu romance “Admirável mundo novo” essa questão da manipulação genética preocupa a humanidade. “Gene Shaft” vai fundo no tema, como iremos ver.

Rio de Janeiro, 18 de maio de 2018.



na imagem: Mika Seido, Sofia Galgalim e a espevitada Tiki Musicanova.