GENE SHAFT episódio 4: a ameaça alienígena

GENE SHAFT episódio 4: a ameaça alienígena
Miguel Carqueija


O denso e poderoso drama de ficção científica “Gene Shaft” (Eixo do gene), seriado japonês de animação, chega a importantes revelações mo quarto episódio. Os anéis cósmicos que vêm surgindo seriam terminais de observação e a humanidade estaria sendo vigiada por extraterrestres. Revela-se a existência de ruínas subterrâneas deixadas há 150 milhões de anos (sic) no satélite joviano Ganimedes, pela raça dos Gigantes. Enquanto isso Mika Seido, a jovem piloto de gene branco (ou seja, ela não é fruto de manipulação genética) ainda está revoltada com o Capitão Amagawa Hiroto, a quem ela acusa de ter deixado morrer sua amiga Rioko num acidente na órbita de Ganimedes, tempos atrás. Nesta civilização dominada pelos artifícios genéticos como no “Admirável mundo novo” de Aldous Huxley, Sofia Galgalim não entende a obstinação de sua amiga, pois Rioko tinha o seu DNA em banco de genes e dele fôra criado um clone. Mas embora não saiba explicar, pois crescera numa sociedade materialista, Mika sabe que não é a mesma coisa, que não é a mesma pessoa (lógico, pois quando alguém morre o que morre é o corpo, mas a alma segue seu destino; o clone pode reproduzir o corpo, mas não a alma). Mesmo assim, com toda a hostilidade imprudente que mostra para com o capitão, Mika é forçada sob mira de arma a entrar no aparelho shaft e atacar o novo anel, embora achando que o capitão quer se livrar dela. Sofia a acompanha. Por temperamental e imatura que seja, Mika é notável no manejo da nave de combate.


Resenha do episódio 4 (Desaparição prematura) do seriado “Gene Shaft”. Bandai Visual, Japão, 2001. Direção: Kazuki Akane.

Elenco de dublagem:
Mika Seido.......................Kumiko Hida
Sofia Galgalim..................Yuko Kaida
Amagawa Hiroto..............Takahira Sakurai
Tiki Musicanova...............Houko Kuwashima
Mir Lotus..........................Yumi Kazaku
Mario Musicanova...........Kenji Amada
Remmy Levistraus............Ryouka Yuzuki
Dolce Saito.......................Ayako Kawazumi
Lord Serguei.....................Shinji Kawada


“O anel é o terminal de um sistema de observação da vida na Terra.”
(Lord Sergei Sneak)

“Você é muito pouco delicada como piloto.”
(Dolce Saito para Mika Seido)


A extrema variedade de personalidades a bordo da Bilkis complica-se ainda mais com a presença de Dolce Saito e sua pequena equipe. Dolce, que mais parece uma menina mas utiliza uma títere para fazer proclamações escandalosas, considera-se a maior programadora do universo. Chega a ser antológica a cena em que Mika, retornando da missão com Sofia, vê pela primeira vez a Dolce. E quando esta faz o seu discurso via títere, entremeado de risadas espalhafatosas, não resta a Mika senão ficar de boca aberta, assustada e estarrecida como se estivesse perguntando: “Mas o que é essa coisa?” E o episódio se encerra com esta cena hilariante.

Rio de Janeiro, 2 de julho de 2018.


(imagem: Dolce Saito e sua marionete escandalosa)