Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Carlitos no teatro, resenha

CARLITOS NO TEATRO, RESENHA
Miguel Carqueija


Resenha da média-metragem “A night in the show” (uma noite no show), ou “Carlitos no teatro”. Essanay, EUA, 1915, 30 minutos. Produção: Jess Robbins. Direção e roteiro: Charles Chaplin. Música: Robert Israel. Elenco: Charles Chaplin (como o Sr. Peste e o Sr. Barulhento), Edna Purviance, Charlotte Mineau, Dee Lampton, Leo White, Wesley Ruggles, John Rand.

No duplo papel, Chaplin está típico como o Sr. Peste e atípico como o Sr. Barulhento. Mas o Sr. Peste, embora semelhante, não é o vagabundo. Em todo caso a comédia ainda apresenta característica de sem-pé-nem-cabeça, com absurdos burlescons acontecendo durante um show de variedades onde aparecem uma dançarina odalisca gorda, uma encantadora de serpentes, uma dupla de cantores cafonas e um engolidor de fogo. A interação com a plateia é a mais anarquista possível.
Com o tempo Chaplin iria deixando para trás a comédia pastelão circense em favor de enredos mais elaborados e sociais. Em 1915, porém, ainda predominava o pastelão cheio de violência cômica e inconsequente. Mesmo assim o talento genial de Chaplin, então muito jovem (25 ou 26 anos) salta aos olhos. O fato de não ser ainda o produtor, embora dirija e roteirize, significa que ele não tinha ainda a completa liberdade criativa.

Rio de Janeiro, 12 de julho de 2018.
Miguel Carqueija
Enviado por Miguel Carqueija em 12/07/2018
Código do texto: T6388468
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Miguel Carqueija
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil, 70 anos
2387 textos (119767 leituras)
49 e-livros (4444 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 24/09/18 18:01)
Miguel Carqueija