Uma interpretação de Super Dark Times

Um filme impressionante, cheio de simbologias e que pode e deve ser interpretado de várias formas diferentes. Essa minha leitura não vai responder todas as perguntas nem explicar todas as cenas, mas é o fio condutor do filme para mim.

Bom, vamos lá:

Para mim este é um filme sobre covardia e coragem, fraqueza e força, meninos virando homens.

Vejam só como Josh no início do filme tenta provar para os amigos que ele “é homem” na cena em que come as lulas. Mesmo sendo horrível, ele aguenta e faz pouco caso. Mais tarde ele é agredido pelo cara de cabelo azul (ele nao consegue, até esse ponto, vencer o cara, provar que é que é adulto) e isso o irrita e o frustra. Nao é a toa que ele provavelmente causa a morte desse cara. O mesmo acontece com relação a Alisson, Josh gosta dela, mas ela prefere Zack, e isso frustra Josh, como se não ter a atração dela fosse sinal de que ele ainda não é desejável, adulto. Por isso ele tenta matá-la.

A espada representa a chance que ele tem de virar adulto. Ao ter a espada, ele tem a força para acabar com as coisas que o tornavam ainda uma criança, através da violência. É mais ou menos como vemos ele defendendo o fato de o irmão ter virado fuzileiro. A violência gera a maturidade. Quando Zack chega na sua casa pela primeira vez depois da primeira morte, que foi um acidente e ao mesmo tempo foi a passagem de Josh para a sua visão de adulto, Josh está jogando um jogo violento, que ele não quer que Zack saiba qual é nem que ele jogue, porque para Josh o Zack ainda é uma criança.

Perceba como a violência está em tudo que os personagens assistem: os filmes estão sempre em cenas violentas (inclusive tem um filme com uma briga de um homem e uma mulher, que é quase um prenúncio do final do filme). Josh vai parar na diretoria por ter ofendido uma professora, ou seja lidado com violência.

Já Zack talvez até perceba esse “mundo violento dos adultos” mas ainda não está pronto para entrar nele, por isso ele nao beija Alisson, por isso sonha com a espada, por isso ele vomita quando come as lulas e quando esconde o corpo do menino morto, por isso ele hesita ao subir as escadas, e depois ainda sai da casa e pede socorro, mas ele, assim como o Josh no começo do filme, é obrigado a entrar nesse ciclo de violência, é obrigado a enfrentar o antigo amigo.

Mas um ponto importante é que essa violência parece exclusiva dos homens, as mulheres são as vítimas disso, e isso pra mim é o significado da cena final, a cicatriz de Alisson, causada pela violência de Josh, é a prova de que ela também agora é uma mulher adulta.

O que vocês acham?

J Sant Ana
Enviado por J Sant Ana em 18/07/2018
Código do texto: T6393840
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.