RED GARDEN episódio 21: na véspera da batalha

RED GARDEN episódio 21: na véspera da batalha
Miguel Carqueija

Com uma pontuação dramática angustiante e pungente, “Red garden” (O jardim vermelho) aproxima-se de seu extraordinário desfecho. O jogo está aberto e só resta aos dois grupos — o das Animus e o dos Dolore — o enfrentamento decisivo pela posse dos dois “livros de maldições”. Apanhadas inocentemente na trama, Kate, Rachel, Rose e Claire só ficam sabendo que se perderem morrerão em definitivo (pois mortas elas já estão, mas como mortas-vivas, zumbis) e se ganharem perderão suas memórias (e por isso mesmo Kate previne-se com anotações sobre os familiares das quatro) e estarão condenadas a viver para sempre.
Hervé, que assumiu o comando dos Dolore após matar seu avô, reuniu o que restou do clã e planeja o ataque ao Colégio Roosevelt após o Natal. E o dia de Natal passa com as quatro garotas procurando resolver suas vidas da melhor maneira. Rachel confraterniza com Sam mas despede-se dele, dando-lhe informações enigmáticas (porque para ele incompreensíveis) de que terá de enfrentar inimigos. Rose consegue trazer seu pai de volta para casa, onde a esposa e os filhos menores o esperam. Claire beija seu namorado, mas está consciente de que nada pode lhe revelar. Como fator de complicação, a desaparecida Lise, ainda com roupa hospitalar, vaga pelo frio da rua, balbuciando que deve ir à escola, ou “Kate lhe dará uma advertência” (referência à função de inspetora de classe de Kate, ou “membro do Grace”). Lise também é uma morta-viva, mas perdeu a lucidez.


Resenha do episódio 21 – “A última manhã” – do seriado japonês de animação “Red garden” (Jardim vermelho). Estúdio Gonzo, Japão, 2006-2007. Produção: Jin Ho Chung. Direção: Kou Matsua. Adaptação do mangá de Kirihito Ayamura.

Elenco de dublagem:

Kate Ahsley.....................................Akira Tomisaka
Claire Forrest..................................Myiuki Sawashiro
Rachel Benning...............................Ryouko Shintani
Rose Sheedy...................................Ayumi Tsuji
Lise Harriette Meyer.......................Misato Fukuen
Lula Ferhlan.....................................Rie Tanaka
Hervé Dolore...................................Takehito Koyasu


“Não sei bem quem são os justos, mas preciso lutar.”
(Rachel Benning)

“É hora de ir.”
(Claire Forrest)


Perpassa por todo este impressionante episódio um clima de despedida, de fatalidade, de “ir ao encontro do destino”. As quatro garotas, unidas pelo sofrimento e pela solidariedade, acompanham Lula e se juntam às garotas Animus mais antigas, entrincheirando-se no colégio, dispostas a se defenderem até o fim do iminente ataque dos inimigos — homens contra mulheres.
A decisão de um conflito que começou há séculos.

Rio de Janeiro, 4 de setembro de 2018.