GENE SHAFT episódio 10: teleportação

GENE SHAFT episódio 10: teleportação
Miguel Carqueija

O Comandante John, insuportável vilão com cara de criança, velho inimigo de Mario Musicanova, assumiu o comando da força-tarefa da Terra após a destruição acidental da nave capitânia e morte da Generala Nataly. Disso ele se aproveita para perseguir a nave Bilkis e tentar eliminar Mario e todos a bordo. Sabendo que foge de um inimigo poderoso Mario confia a sua nave a Beatrice e Dolce (esta, com sua equipe e a ajuda de Mir, trata de eliminar o vírus que John projetou no sistema da Bilkis) e se teleporta (uma técnica ainda experimental e perigosa) para a nave Yuki de John, para enfrentá-lo.


Resenha do episódio 10 (O homem que as mulheres não conhecem) do seriado “Gene Shaft”. Bandai Visual, Japão, 2001. Direção: Kazuki Akane.

Elenco de dublagem:
Mika Seido.......................Kumiko Hida
Sofia Galgalim..................Yuko Kaida
Amagawa Hiroto..............Takahira Sakurai
Tiki Musicanova...............Houko Kuwashima
Mir Lotus..........................Yumi Kazaku
Mario Musicanova...........Kenji Amada
Remmy Levistraus............Ryouka Yuzuki
Dolce Saito.......................Ayako Kawazumi
Lord Serguei.....................Shinji Kawada


“Não acho que seja de minha conta, mas você tem contade de ver Serguei?”
(Dolce Saito)

“Cale a boca.”
(Mir Lotus)

“Acreditava-se mais no amor que na excelência do DNA.”
(Anne)


Nesta primorosa série de ficção científica em animação, além da qualidade estética de primeira temos uma excelente construção psicológica dos personagens. A programadora Dolce, por exemplo, imperturbável e sarcástica, mesmo sendo uma menina de baixa estatura (aparentemente um gênio da informática, que raramente fala sem usar o ventriloquismo através de sua boneca), rouba a cena quando aparece. Nas piores dificuldades sistêmicas da nave ela sempre dá um jeito. Sua gargalhada espalhafatosa é sua marca registrada.
Mario Musicanova, ao resolver arriscar a vida teleportando-se para confrontar o repulsivo John (que vive chamando os outros de “porcarias”), tem de vencer a resistência de sua registradora Beatrice e de Mir e Sophia, que não desejam que ele se exponha. Mas, um tanto machistamente, ele declara que o que vai fazer é coisa de homem. E segue em frente, ignorando a arma que Beatrice lhe aponta. Na verdade entende-se que ele assumiu a missão por ser o comandante interino (já que Hiroto está mentalmente enfermo) e por lembrar da injúria recebida de John quando ainda eram cadetes. Mario considera seu dever derrotar aquele inimigo cabotino e que ele conhece muito bem.
O duelo de Mario e John não se resolve neste episódio.
Mir Lotus ainda quer descer em Ganimedes para reencontrar Serguei e tomar satisfações pela traição e pelo assassínio de Remmy, mas isso terá de esperar. O caso de Serguei ficou em suspenso, por causa da aparição do outro inimigo, John. Quem acompanhou os episódios sabe que Mir amava Serguei de longa data e não se conforma que ele agora seja um adversário (e é a isso que se refere Dolce no diálogo acima referido).
“Gene Shaft” é marcante pelas cargas emotiva e psicológica que carrega, pela apurada técnica de animação e pela perfeição do enredo.

Rio de Janeiro, 29 de outubro de 2018.


(no fotograma, Beatrice)