OS ONZE OLHOS episódio 3: a guerreira das cinco lâminas

OS ONZE OLHOS episódio 3: a guerreira das cinco lâminas
Miguel Carqueija

Cego de um olho, o adolescente Kakeru Satsuki é várias vezes abduzido junto com sua colega e namorada Yuka Minase para a dimensão da “noite vermelha” onde suas vidas correm perigo diante de adversários monstruosos e disformes. São porém defendidos aguerridamente por outra colegial que é também uma poderosa maga taoísta, Kusakabe Misuzu, de longos cabelos e modos misteriosos. Neste episódio Misuzu faz algumas revelações sobre sua pessoa, visto ela ter fugido da própria família que tradicionalmente guardava grandes segredos e poderes para proteger o Japão. Entretanto, a posse das cinco espadas mágicas, invocadas por magia taoísta, devia ser disputada em família e, contrariando o hábito de não admitir monopólios, ela obtivera a posse das cinco lâminas em combates justos, até com o próprio pai; em decorrência disso não fôra perdoada e estava jurada de morte pela própria família...


Resenha do capítulo 3 ( Orgulho solitário ) do seriado de animação “Eleven eyes” (onze olhos) – Estúdio Dogakobo, Japão, 2009. Direção: Masami Shimoda. Roteiro: Kenichi Kanemaki. Título original japonês: “Tsumi to batsu to aganai no shôjo” (“Pecado, danação e expiação da garota”). Baseado em jogo eletrônico desenvolvido por Lass em 2008.

Elenco de dublagem:
Kakeru Satsuki...............................Daisuke Ono
Yuka Minase..................................Mai Goto
Kaori Natsuki.................................Kaori Mizuhashi
Tadashi Teruya..............................Kouta Nemoto
Shion Momono..............................Emiko Hagiwara
Kukuri Tachibana...........................Noriko Tachibana
Kusakabe Misuzu...........................Yuu Asakawa
Yukiko Hirohara..............................Oma Ichimura


“Há uma resposta no fim deste pesadelo?”
(frase da introdução dos capítulos)

“As cinco lâminas lendárias da herança dos Kusakabe pertencem a mim.”
(Kusakabe Misuzu)


O clima sombrio de “Onze olhos” é quebrado por algumas cenas cômicas na escola, ainda que o colega pervertido, Tadashi (que por suas inconveniências costuma apanhar da Kaori) não seja de fato engraçado. E a inusitada cena de repentino assédio sexual da Yukiko em Yuka, é por demais descabida e sem pé nem cabeça. Abstraindo esses defeitos, é notável o adensamento da trama, quando entendemos que a garota na redoma, aprisionada na noite vermelha, é uma antiga maga taoísta admirada por Misuzu, e que teria morrido a 70 anos. Misuzu é muito poderosa e salva a situação mais de uma vez, ainda mais que Kakeru e Yuka, cujos poderes não estão despertados, vêem-se praticamente indefesos quando transportados à dimensão da noite vermelha. Neste episódio um monstro gigantesco e com aspecto de mecha quase mata os dois, sendo impedido por Misuzu e pela chegada de outra guerreira, nada menos que a colega Yukiko, a mesma de comportamento tão extravagante, a ponto de roubar o sanduíche da Yuka.
O que realmente está causando o fenõmeno dessa dimensão paralela e monstruosa ainda é um mistério, embora Kakeru acredite que tem alguma coisa a ver com sua falecida irmã.
“Onze olhos” é uma complexa série de fantasia, com muitos dos protocolos do gênero, e bastante interessante.

Rio de Janeiro, 13 de janeiro de 2019.