INUYASHA episódio 30: Kagome enfrenta o Naraku

INUYASHA episódio 30: Kagome enfrenta o Naraku
Miguel Carqueija

Num dos mais sensacionais episódios de Inuyasha, a guerreira youkai-taijiya (exterminadora de youkais) Sango atravessa uma grave crise de consciência, por estar o seu irmão adolescente Kohaku sob o poder mental de Naraku, transformado numa espécie de zumbi. Na jornada em busca do Naraku o grupo de Inuyasha acampou para passar a noite, e Sango se angustia, pois o Naraku secretamente exigira dela que roubasse e levasse a ele a espada de Inuyasha, a famosa Tessaiga, a excalibur que fôra retirada da base por Kagome, que a entregou ao hanyou. Porém, a chegada de Kohaku à frente de uma legião de youkais de aspecto vermiforme ou serpentiforme, mas de baixa categoria, interrompe a insônia dos personagens. Embora numa rápida escaramuça Inuyasha destrua a maior parte dos youkais, a fuga de Kohaku faz Sango se decidir, ela pega a Tessaiga e chama a Kirara, seu animalzinho tipo raposa que se transforma num grande animal voador. Levando a Tessaiga, Sango voa ao encalço de seu irmão, que se dirige ao castelo do Naraku...


Glossário:
Otouto = irmão mais novo
Shouki = gás venenoso
Hanyou = meio-youkai, mestiço de humano (como Inuyasha)
Youkai = seres fantásticos do folclore japonês, geralmente hostis aos seres humanos
Hiraikotsu = bumerangue gigante, arma usada por Sango
Taijiya = exterminadora
Aneue = irmã mais velha
Sama = pessoa poderosa (daí Miroku dizer “Kagome-sama” neste episódio)
Chan = querida ou querido (por isso Kagome consola Sango chamando-a Sango-chan)
Shikon no kakera = fragmentos da shikon no tama, a “joia de quatro almas” que era disputada e se estilhaçou, espalhando-se seus fragmentos por vasta região. O Naraku conseguiu se apossar de muitos fragmentos, o que aumentou seu poder. Kagome enxerga esses fragmentos onde estiverem, dentro do alcance de sua visão, mesmo que estejam implantados no corpo de alguém.
Tessaiga = a espada encantada que Inuyasha porta, que só ele pode usar, mas que sendo uma excalibur, somente Kagome, com sua pureza, pôde retirar de onde estava encravada.
Kazaana = o "buraco do vento" na mão direita de Miroku, maldição implantada pelo Naraku e que passou do avô para o pai do monge, e deste para ele. Embora seja uma arma terrível, capaz de sugar os inimigos que assim são aniquilados, ela também ameaça diretamente Miroku, pois se crescer ele próprio será sugado e desintegrado, como viu acontecer com o pai. Miroku sabe que só destruindo o Naraku pode eliminar a maldição. Nesta fase da história, tendo a mão sido ferida, ele não pode usar a kazaana, o que o torna menos útil em combate.



Resenha do episódio 30 — “Tessaiga roubada e o confronto no castelo do Naraku” — do seriado japonês de animação “Inuyasha”. Estúdio Sunrise, Japão, 2000 a 2004. Direção de Masashi Ikeda e Yasunao Aoki, com base no mangá homônimo de Rumiko Takahashi, lançado na revista Weekly Shonen Sunday e depois em tankobon (volumes completos) pela editora Shogakukan (1996 a 2008).

Elenco original de dublagem

Kagome Higurashi.............................................Satsuki Yukino
Inuyasha............................................................Kappei Yamaguchi
Myouga..............................................................Kenichi Ogata
Shippou..............................................................Kumiko Watanabe
Kikyou................................................................Noriko Hidaka
Kaede.................................................................Hisako Kyoda
Avô de Kagome..................................................Ginzo Matsuo (depois Katsumi Suzuki)
Mãe de Kagome.................................................Asako Dodo
Sota Hugurashi...................................................Akiko Nakagawa
Miroku...............................................................Koji Tsujitani
Sesshoumaru.....................................................Ken Narita
Naraku...............................................................Toshiyuki Morikawa
Sango.................................................................Houko Kuwashima


“Naraku, você é tão... desprezível!”
(Kagome Higurashi)

“Essa mulher... que poder é esse? Sem o menor esforço ela pôde purificar o meu “shouki” com um poder que se compara ao da Kikyou.”
(Naraku)

“Kagome-sama, sem você todos nós estaríamos mortos agora.”
(Miroku)

“Kagome... eu nunca vi você lutando tão bem assim.”
(Inuyasha)

“Inuyasha... nós temos que destruir o Naraku. Não importa o quanto isso seja difícil. Nós temos que ficar todos juntos.”
(Kagome Higurashi)


(da esquerda para a direita: Miroku (com Shippou no ombro), Sango (com a Kirara, em sua forma pequena, no ombro), Inuyasha e Kagome)


Quem rouba a cena neste episódio é a Kagome, a menina de 15 anos que, vinda de nossa época, vivencia aventuras na Era Feudal do Japão ao lado do meio-youkai Inuyasha e outros companheiros, Shippou (a raposinha-youkai), Miroku (o monge da kazaana ou buraco de vento), Sango e sua poderosa mascote, Kirara. Sango, cuja mente está perturbada pelo sequestro de Kohaku (que já não sabe o que faz, a mente dominada pelo arquivilão Naraku que, como sabemos, não é um ser humano mas uma espécie de demônio), quase põe tudo a perder com sua impetuosidade, ao tentar atacar o Naraku de qualquer jeito, somente conseguindo que o canalha incite Kohaku contra ela, e Kohaku a ataca com sua foice de corrente. Quando Inuyasha, Kagome, Shippou e Miroku chegam em frente ao castelo encontram Sango ensanguentada e quase desfalecida e Kohaku sem ação. Com seu habitual maquiavelismo o Naraku tentara jogar Sango contra seu irmão, como no passado jogara Kikyou contra Inuyasha. Sango porém recusara-se a matar o irmão, como Luke Skywalker, em “Star wars”, recusou matar o pai, Darth Vader. Naraku voltou ao castelo e de lá lançou sobre o grupo o seu miasma venenoso, que poderia matar a todos. É nesse ponto, numa cena antológica, que Kagome vira o jogo de um momento para o outro. Com seu olhar místico Kagome localiza os fragmentos de joia (shikon no kakera) no castelo e portanto, também o Naraku. Sem a menor hesitação a garota dispara suas flechas sagradas, que além de purificarem o ar vão ferir gravemente o Naraku, atravessando inclusive a parede do castelo. A surpresa do Naraku foi imensa: no início do episódio ele ordenara ao Kohaku que matasse Inuyasha, Miroku e Sango. Não incluíra Kagome por não conhecê-la bem. Mas a partir de agora Kagome estará na lista negra do monstro...
É notável também a interação psicológica dos personagens, à proporção que a fascinante trama avança. Sango encontra-se profundamente abalada emocionalmente, tanto que, mesmo seriamente ferida, pretende se afastar do grupo pois, como ela mesma diz, “eu trairei vocês novamente”, porque Kohaku ainda está em poder do Naraku (ao bater em retirada pelo ar, ele conseguiu levar Kohaku junto). Mas Miroku, Shippou e até Inuyasha com sua grosseria, tratam de convencê-la a ficar no grupo, pois o inimigo é poderoso em demasia. Mas é principalmente Kagome, com sua doçura, que afinal convence Sango a ficar. Banhada em lágrimas, Sango se abraça a Kagome. E Kagome entende o drama que a amiga está sofrendo.
Em tempo: Inuyasha recuperou a Tessaiga, que o Naraku em sua fuga não pôde levar.

Rio de Janeiro, 16 de janeiro de 2019.