INUYASHA episódio 31: tolerância

INUYASHA episódio 31: tolerância
Miguel Carqueija

A luta contra o poder do Naraku apresenta um intervalo neste episódio. Como sabe quem acompanhou, no capítulo 30 o sinistro Naraku (uma fusão, que adotou forma humana, de centenas de youkais que utilizaram o corpo do bandido Onigumo) foi gravemente ferido pela seta de Kagome e bateu em retirada. Porém Kirara, a gata paranormal de Sango, em sua forma gigante tentara morder o Naraku mas fôra intoxicada pelo gás venenoso emitido pelo vilão. Agora não conseguia reverter de sua forma pequena e inofensiva. A pulga-youkai Myouga, que reaparece quando não há perigo, indica uma aldeia nas proximidades onde se poderia encontrar uma erva curativa. Deixando a muito ferida Sango e Kirara aos cuidados de Miroku e Shippou, Inuyasha e Kagome partem juntos rumo à aldeia, Kagome animada porque, depois de muito tempo, volta a estar sozinha com Inuyasha.


Resenha do episódio 31 — “O gentil e solitário Jinenji” — do seriado japonês de animação “Inuyasha”. Estúdio Sunrise, Japão, 2000 a 2004. Direção de Masashi Ikeda e Yasunao Aoki, com base no mangá homônimo de Rumiko Takahashi, lançado na revista Weekly Shonen Sunday e depois em tankobon (volumes completos) pela editora Shogakukan (1996 a 2008).

Elenco original de dublagem

Kagome Higurashi.............................................Satsuki Yukino
Inuyasha............................................................Kappei Yamaguchi
Myouga..............................................................Kenichi Ogata
Shippou..............................................................Kumiko Watanabe
Kikyou................................................................Noriko Hidaka
Kaede.................................................................Hisako Kyoda
Avô de Kagome..................................................Ginzo Matsuo (depois Katsumi Suzuki)
Mãe de Kagome.................................................Asako Dodo
Sota Hugurashi...................................................Akiko Nakagawa
Miroku...............................................................Koji Tsujitani
Sesshoumaru.....................................................Ken Narita
Naraku...............................................................Toshiyuki Morikawa
Sango.................................................................Houko Kuwashima


“Se puder moldar um futuro com você, voarei para qualquer lugar.”
(tema de abertura)

“Faz bastante tempo que não ficamos sozinhos.”
(Kagome para Inuyasha)

(Você não está mais sozinho.”
(Kagome para Inuyasha)

“Antes que eu me desse conta disso... Kagome já estava ao meu lado.”
(Inuyasha)


A genial mangaká Rumiko Takahashi lida muito com a questão das diferenças e da tolerância. O próprio Inuyasha, por ser um bastardo (meio humano, meio youkai: um hanyou) sofreu o preconceito por não ser nem uma coisa nem outra, o que contribuiu para torná-lo enfezado e desconfiado, mesmo de certa forma mau, durante algum tempo. Foi preciso Kagome surgir em sua vida para adoçá-lo sem que ele deixasse de ser marrento. Mas o episódio 31 mostra outro hanyou, Jinenji, que por ser feio e gigante causava medo aos aldeões na vila onde morava com a mãe, uma mulher humana já velha. No entanto Jinenji era extremamente gentil e bondoso, chegava a ser infantil. Mas quando alguns habitantes locais desaparecem Jinenji é logo acusado de estar comendo gente. Inuyasha e Kagome, que chegam em busca da erva medicinal, interferem no assunto e Inyasha irá descobrir um youkai selvagem que realmente está atacando e devorando seres humanos. Jinenji terá de abandonar seu jeito pacífico e inofensivo para lutar e obterá por fim o reconhecimento dos habitantes. No fim, uma bela mensagem em prol da tolerância e da valorização de quem é diferente mas também tem seu valor, como na história de Dumbo.
Porém, é ainda mais interessante o lento desenrolar da história de amor entre Kagome e Inuyasha, por enquanto apenas platônica. É nesse episódio que a ficha cai para Inuyasha, pelo menos no reconhecimento de que a sua vida já mudou, pois de “lobo solitário” agora ele tem uma mulher a acompanhá-lo até nos perigos, e uma mulher de classe, inteligente, íntegra e corajosa, mesmo tendo apenas 15 anos,a preciosíssima Kagome Higurashi, a menina que veio do futuro, da nossa época.

Rio de Janeiro, 9 de fevereiro de 2019.


imagem de Rumiko Takahashi, a criadora genial de Inuyasha