A MULA
Porque ,de repente,um homem branco,hétero, machista   ,republicano de carteirinha ,resolve fazer um filme sobre o racismo,as diferenças sociais,os cidadãos de segunda classe (como negros e mexicanos) e o drama das "mulas" como são chamados os transportadores de drogas que trabalham para cartéis diversos por necessidade financeira?
Por que esse homem é um cidadão honesto,um grande ator e excelente diretor,criador de obras primas e,porque,esse homem resolve fazer um "mea culpa" do que foi a sua vida e de como anda o preconceito no seu país.Ao enfrentar esses problemas e reconhecê-los Eastwood,no papel de Earl Stone ,procura a própria redenção.
Stone ,aos 90 anos,passou de um importante produtor de lírios ,convidado para todas as exposições e ganhador de muitos prêmios ,um dândi,que adora aparecer e não despreza a vida social,entra numa fase falimentar e ,sem eira nem beira,procura a família.Família para a qual nunca deu importância e levou quase doze anos sem falar com a única filha.
Claro que não foi bem recebido e sem meios de sobrevivência passou a transportar pequenas quantidades de drogas para os cartéis.Fez muito sucesso nessa profissão,enricou  ,ajudou amigos ,mas,não teve muito sucesso com a mulher que estava muito magoada e nem com a filha.
Já a neta o adorava  e o defendia.
Mas,houve um desfecho que não vou contar que mudou tudo até a boa vontade e o amor da neta.
Earl Stone ou Tata ,vovô,como era conhecido,pode enfim recuperar a família,a consciência  e o respeito de todos até de um agente federal que o prendeu.
O filme aborda o preconceito,o desprezo pelos cidadãos de segunda classe, os meandros do tráfico, o destino das mulas apanhadas pela necessidade  e a ressurreição de um homem  que aprendeu com a universidade do mundo que coisas,realmente, deveriam ter valor para alguém.Como ,por exemplo,fortalecer os laços familiares.
Tendo a questão racial como pano de fundo  ,Eastwood fez seu melhor filme desde Gran Torino  ,que ,aliás ,pode ser o último,devido á avançada idade do ator,portanto seu canto de cisne.Que Deus o preserve mais um pouquinho entre nós ,pois ,sou uma fã ardorosa.
Ao sair do cinema comprei uns lírios;para homenagear aquele que me proporcionou tantos momentos felizes de reflexão e prazer.




 
 
Miriam de Sales Oliveira
Enviado por Miriam de Sales Oliveira em 18/02/2019
Reeditado em 24/09/2021
Código do texto: T6578083
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.