Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge

No filme Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge, após Bane invadir a bola de valores, há um diálogo entre um policial e um outro personagem. O policial, desdenhoso, diz que não tem dinheiro na bolsa porque é pobre, e o outro personagem sentencia, em outras palavras: se o dinheiro, dos ricos, aplicado na bolsa de valores for roubado, o do policial não valerá um tostão. Em tal cena se critica duramente uma ideia cara aos socialistas: a da luta de classes.
*
Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge não é apenas um filme de super-herói. É um tratado de política. Bane, o vilão, para realizar a revolução, liberta os criminosos presos no presídio de Gotham City, e os trata como o povo, e declara que ao povo está restituindo Gotham City. É a atitude de Bane reprodução da mentalidade socialista: Tem os bandidos como vítimas da injustiça das classes abastadas. Tal cena é, também, uma alusão à Revolução Francesa. Uma das principais ações dos revolucionários franceses foi a libertação dos bandidos presos na Bastilha.
*
Bane, o vilão de Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge, é um revolucionário socialista: Para realizar o seu ideal destrói a cidade e oprime o povo. Entrega a cidade ao povo, e o que o povo faz? Ataca os membros das classes mais bem aquinhoadas. Após Bane dominar Gotham City, há várias cenas em que pessoas da classe baixa agridem pessoas da classe alta. É a luta de classes. É a revolução socialista. E o que se vê é o caos.
*
Como se dá a justiça, no filme Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge, após Bane, um revolucionário socialista, entregar Gotham City ao povo? Dá-se como uma farsa. Os revolucionários são o advogado de acusação, o advogado de defesa, o júri e o juiz. E a sentença antecede o julgamento: Todos os réus são culpados, e têm o direito de escolher entre a morte e o exílio, que leva à morte.
Ilustre Desconhecido
Enviado por Ilustre Desconhecido em 11/04/2019
Código do texto: T6620762
Classificação de conteúdo: seguro

Comentários

Sobre o autor
Ilustre Desconhecido
Pindamonhangaba - São Paulo - Brasil
636 textos (9154 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 15/12/19 05:44)